Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Paulo Gonet toma posse como procurador-geral da República

Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aprovado pelo Senado, após passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com 65 votos favoráveis

18 dez 2023 - 07h45
(atualizado às 09h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Paulo Gonet vai assumir a Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (18). A cerimônia acontecerá às 10h, na sede da PGR, em Brasília (DF). O nome de Gonet foi aprovado pelo Senado Federal nessa quarta-feira (13).

Paulo Gonet, durante sabatina no Senado
Paulo Gonet, durante sabatina no Senado
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil / Perfil Brasil

A posse será restrita apenas para convidados, com transmissão ao vivo pelo canal do Ministério Público Federal (MPF) no YouTube.

Gonet ocupava o cargo de subprocurador-geral. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e aprovado pelo Senado, após passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com 65 votos favoráveis. Gonet substitui Augusto Aras, que deixou o cargo em setembro.

De acordo com a Constituição Federal, o mandato do procurador-geral da República é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Gonet terá a responsabilidade de fiscalizar a execução e o cumprimento da lei em todos os processos. Ele já escolheu os primeiros nomes da gestão, como Hindemburgo Chateaubriand para ser vice-procurador-geral, Eliana Péres Torelly de Carvalho como subprocuradora e Carlos Fernando Mazzoco será chefe de gabinete.

O novo responsável pela PGR é descrito como sendo um subprocurador de perfil conservador, técnico e discreto. Posicionamentos de Gonet em pautas de costume — como aborto e homofobia —, ao mesmo tempo, em que agradam parlamentares de centro e de direita, desagradam aliados de Lula da ala progressista.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade