Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pedro Costa Jr: "Trump fala como presidente eleito após o ataque"

Em entrevista exclusiva, o analista internacional Pedro Costa Jr. observa que a imagem que rodou o mundo coloca Trump como o herói, a exemplo da glorificação presente no quadro do pintor francês Delacroix

16 jul 2024 - 14h49
(atualizado às 21h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Como diz o ditado, 'uma imagem vale mais do que mil palavras'. No caso do atentado contra o candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, uma foto, em particular entrou para a história. Para entender melhor a força da imagem, vale a contextualização. Após os disparos, Trump se abaixa. Logo, é protegido pelos seguranças. Em seguida, aparece ensanguentado. Por fim, com a bandeira dos Estados Unidos ao fundo, levanta o punho cerrado. O registro, feito pelo fotógrafo Evan Vucci, da agência Associated Press, rodou o mundo.

Imagem de Trump após o atentado e do quadro de Delacroix
Imagem de Trump após o atentado e do quadro de Delacroix
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

O que diz a imagem de Trump após o ataque?

Para o analista internacional Pedro Costa Jr., o ataque ao ex-presidente joga estas eleições para um outro patamar. Assim, o candidato republicano, que já se consolidava na liderança, após o debate contra o candidato democrata Joe Biden, agora, consolidou a preferência. "Os norte-americanos gostam de heróis. Depois do atentado, Trump não foi escolhido pelo partido par disputar a presidência: foi ungido." 

Contudo, para Costa Jr, "a foto, que remete a um quadro de Eugène Delacroix, mostra uma imagem heroica, com tons, inclusive, religiosos. Estes elementos 'catapultam' ele". Neste sentido, na imagem, é possível observar a glorificação de um personagem. Desta forma, o analista faz um paralelo entre a imagem do ex-presidente com o quadro "Liberdade Guiando o Povo", de Delacroix.

O que muda em relação ao marketing político?

Em suma, segundo o analista, "Trump já fala como presidente eleito. O discurso é de união, unir a nação". Para a equipe de campanha de Trump, é possível 'tirar proveito' do ocorrido  - claro, com ressalvas diante do terrível ato que aconteceu. Dessa forma, do lado dos Democratas, houve mudanças. Inicialmente, até antes do ataque, o partido já encontrava um Biden sem o 'vigor' esperado para a presidência. A partir daí, há uma mudança de estratégia. Segundo Costa Jr, "o partido já colocou de lado algumas peças de campanha atacando o adversário republicano".  Por fim, o slogan "Make america Great Again" está mais fortalecido do que nunca. "Trump também", diz o especialista.

Veja a entrevista completa concedida com exclusividade à Perfil Brasil!

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Perfil.com Brasil (@perfilcombrasil)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade