Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peixe encontrado em praia do Vietnã causa preocupação em moradores

O animal tinha 5,8 metros de comprimento e está envolvido em lenda local, que fala sobre sua capacidade de prever desastres

3 jun 2024 - 17h57
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta semana, moradores de uma cidade costeira próxima a Hue, no Vietnã, encontraram um peixe-remo na praia. Este peixe, que tinha 5,8 metros de comprimento, está envolvido em lenda local, e sua aparição colocou medo nas pessoas da cidade.

Em entrevista ao jornal Mirror, um dos moradores explicou a premissa da crença popular. "Uma das lendas mais conhecidas é que o avistamento de um peixe-remo é presságio de desastres naturais, especialmente terremotos e tsunamis", afirmou.

Sobre o peixe-remo

O peixe-remo é uma espécie que vive nas profundezas do oceano e, portanto, suas aparições aos humanos não são comuns. O animal pode chegar aos 17 metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos.

Ele é capaz de se adaptar a diferentes temperaturas, o que o torna adequado à maioria dos oceanos do mundo. A única exceção são os polos, onde não são encontrados.

Por que este animal é sinal de tragédia?

A lenda que diz que o peixe-remo é sinal de desastre natural está ligada à cultura popular japonesa, mas ressurgiu no Vietnã em 2011, quando o animal foi visto depois de muitos anos na região, na mesma época do tsunami na ilha de Honshu, na costa do Pacífico. A crença diz que este ovíparo vivia nas águas próximas a uma ilha do Japão e, quando voltava à superfície, trazia consigo terremotos. Ele foi apelidado de "mensageiro do palácio do deus do mar". 

Peixe
Peixe
Foto: remo que “prevê desastres naturais” aparece em praia do Vietnã - Reprodução/ Mirror / Perfil Brasil

Não há nenhuma evidência científica que comprove a história. O Instituto de Desenvolvimento Pesqueiro (IFOP) está estudando o caso, procurando entender o porquê do animal ter aparecido no local. De acordo com a organização, a presença do peixe-remo naquela localização é incomum.

Em 2022, esta mesma espécie foi avistada no Chile e causou alvoroço entre os moradores. Confira vídeo de sua captura:

@actualidadchile #Arica #pezremo #parati ♬ Oh No (Instrumental) - Kreepa

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade