Perigo: chuva volumosa no Sul com possibilidade de transtornos
Chuvas persistentes e ventos devem continuar no Sul do Brasil, com acumulados significativos e alertas em algumas regiões.
Nos próximos dias, a chuva seguirá intensa no Sul do Brasil, impulsionada por uma combinação de sistemas meteorológicos. A atuação de uma baixa pressão no Paraguai, juntamente com um cavado — uma área alongada de baixa pressão — tem causado chuvas frequentes e volumosas nas últimas horas. Com a passagem de uma frente fria nesta quarta-feira (9) e outra prevista para sexta-feira (11), a instabilidade continuará, mantendo as precipitações intensas nos estados do Sul.
Acumulados de chuva significativos no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, os acumulados já são significativos. Cidades como Erechim registraram 40,8 mm em 48 horas, enquanto Lagoa Bonita do Sul acumulou 37,4 mm e São Borja, 36,0 mm. Em Passo Fundo, as precipitações oscilaram entre 35,2 mm e 39,0 mm.Com a chegada de novos sistemas, espera-se que esses volumes aumentem consideravelmente. A Defesa Civil do estado emitiu alertas para volumes que podem variar entre 70 e 120 mm nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste e Litoral Norte. A população é orientada a tomar precauções, evitando áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos de terra.
Figura 1- Acumulado de chuva esperado entre quarta e sexta-feira no Sul do Brasil. Fonte: Climatempo.
Ventos intensos ao longo da quinta-feira
Além da chuva, o vento será intenso nos próximos dias. A diferença entre a massa de ar fria no oceano e a massa de ar quente na parte central do Brasil está gerando ventos mais fortes. No Rio Grande do Sul, os ventos se intensificam especialmente no Litoral Norte, com rajadas que podem chegar até 90 km/h áreas em vermelho no mapa. Regiões do sul ao norte do estado também enfrentarão ventos de até 70 km/h áreas em amarelo no mapa. Outras áreas, marcadas no mapa em marrom, terão rajadas entre 40 e 50 km/h, aumentando o risco de quedas de árvores e interrupções de energia.
Figura 2- Rajadas de vento previstas para esta quinta-feira. Fonte: Climatempo
Previsões para o Paraná
No Paraná, a previsão é de chuvas significativas até sexta-feira (11). Até agora, os maiores acumulados registrados no estado do Paraná, são em Coronel Vivida reportando 99,8 mm de chuva nas últimas 48 horas. Ao longo dos pŕoximos dias os maiores acumulados se concentrarão na faixa sul do estado, com volumes que podem atingir até 120 mm. No extremo oeste, os acumulados podem ultrapassar esse valor, agravando o cenário de alagamentos e deslizamentos. Os ventos também serão preocupantes, com rajadas variando entre 40 e 50 km/h em todo o estado, exigindo atenção redobrada, principalmente em áreas mais vulneráveis.