Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pernambucana e discípula de Paulo Freira: veja curiosidades sobre a atriz Ilva Ninõ

Atriz faleceu nesta quarta-feira (12) em um hospital do Rio de Janeiro

12 jun 2024 - 16h48
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Ilva Niño, atriz brasileira conhecida pelo papel da empregada Mina, faleceu aos 90 anos
Ilva Niño, atriz brasileira conhecida pelo papel da empregada Mina, faleceu aos 90 anos
Foto: Reprodução/TV Globo / Zé Paulo Cardeal / Perfil Brasil

A atriz Ilva Niño, conhecida pelo seu papel como a empregada Mina na novela "Roque Santeiro", morreu nesta quarta-feira (12), aos 89 anos. Ela estava internada em um hospital do Rio de Janeiro desde 13 de maio, quando passou por uma cirurgia cardíaca.  De acordo com o boletim médico, ela teve "complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos".

A atriz marcou presença no teatro e na televisão brasileira, participando de mais de 30 novelas e aparecendo em diversas séries. Ela foi casada com o ator Luiz Mendonça e teve um filho, Luiz Carlos Niño. Ambos são falecidos.

Quem foi Ilva Niño?

Nascida na cidade de Floresta, em Pernambuco, se interessou pelo teatro ainda na juventude. Ao longo de toda a vida, sua trajetória demonstra um pioneirismo único e uma defesa constante dos direitos humanos. Depois de se mudar para Recife, integrou um grupo de teatro grego do escritor Ariano Suassuna, e ingressou no Movimento de Cultura Popular (MCP) durante toda a década de 60.

Através do projeto, viajava, ao lado do marido para o interior, onde se apresentava em engenhos para camponeses. O espetáculo vinha acompanhado de campanhas de alfabetização e conscientização contra a paralisia infantil. Todavia sob a orientação de Suassuna, foi a mulher do padeiro na primeira montagem do Auto da Compadecida.

Como resultado do golpe de 1964, ela foi morar com o marido no Rio de Janeiro. Nesta época, fez parte do elenco das peças "O Berço do Herói" e "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes. O escritor foi contratado pela Globo, e ela o seguiu até os estúdios.

"Verão Vermelho", "A Patota", "Gabriela" e "Pecado Capital", por exemplo, são algumas das novelas nas quais atuou. Entretanto, o reconhecimento nacional depois de 1985, quando interpretou a personagem Mina na produção "Roque Santeiro". Na novela, a empregada doméstica era próxima da viúva Porcina. Durante uma edição do Memória Globo, a atriz chegou a descrever o papel como "um grande sucesso merecidamente".

Ilva seguiu atuando na década de 80, 90 e também nos anos 2000.

"Mulher gigante"

Em entrevista à CARAS Brasil, a atriz Titina Medeiros  (conhecida como a Nivalda de No Rancho Fundo) falou sobre a perda da grande amiga. Emocionada, descreveu Ilva como uma "mulher gigante".

"Ela não foi só minha mãe na novela ou minha avó em Os Roni, Ilva era uma grande amiga e inspiração. Eu sempre dizia: Ilva, quando crescer quero ser como você. Não sei como falar. Eu ainda estou vivendo a minha dor, a minha despedida dela", conta.

Titina também lembra um lado menos conhecido de Ilva: sua proximidade com Paulo Freire. Por sua vez, o intelectual pernambucano é conhecido mundialmente pelo seu método inovador na alfabetização de adultos. Sua metodologia se baseava na transmissão do conhecimento a partir do cotidiano de cada um. Além disso, Freire acreditava que a educação era um ato político, que merecia um diálogo entre professor e aluno.

Similarmente, quando Ilva Niño ia para o interior dos sertões se apresentar, contribuía diretamente para a alfabetização e o senso crítico dos adultos que a assistiam. "Ela também foi perseguida na ditadura militar, porque fazia parte da Secretaria de Cultura, de Miguel Arraes", completa Titina.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade