Pesquisa aponta crescimento de 25% no modelo de negócio B2B
CEO da UM_digital avalia que expansão do setor business-to-business no Brasil abre uma janela de oportunidade para empresas que buscam se destacar no mercado, apesar do cenário econômico incerto
O segmento business-to-business (B2B) tem crescido nos últimos anos no Brasil. Dados da Think with Google, uma plataforma de insights e análises desenvolvida pelo Google, apontou que 47% dos empresários destinaram mais de 20% dos investimentos mensais em contratações de serviços de outras empresas. Isso representa, na comparação com os dados do levantamento do ano anterior, um aumento de 25%.
Diferentemente do modelo mais conhecido por grande parte da população, no qual o cliente final de uma empresa é um consumidor pessoa física, no modelo B2B o cliente final é outra empresa, ou seja, trata-se de negócios que ocorrem entre duas pessoas jurídicas.
Carlos Paulo Junior, CEO da UM_digital, creative-tech focada em growth marketing, salienta que "o crescimento do segmento B2B, mesmo em meio a um cenário de incerteza econômica, vem acontecendo devido a demandas mais 'sofisticadas' relacionadas as necessidades mais complexas das empresas, que precisam cada vez mais contratar 'serviços especializados' num ambiente de negócios bem mais concorrido".
O especialista explica que esse segmento ajuda empresas a expandirem seus resultados produtivos e financeiros. Ele ressalta que o B2B não se relaciona apenas com o fornecimento de matéria-prima ou insumos para a manufatura de produtos. "O mercado B2B vai muito além disso, oferecendo soluções variadas que podem contribuir com diversos setores corporativos de uma organização, como logística, gestão de pessoas e recursos humanos, além da importância do marketing e vendas, e da aquisição de novos clientes, por exemplo", esclarece.
De acordo com informações de uma pesquisa realizada pelo Google Consumer Survey, de setembro de 2022, os serviços B2B mais contratados por empresas no país no ano passado foram marketing e vendas (31,8%, logística (22,6%), tecnologia/SaaS (21,7%), gestão financeira (21,2%) e benefícios corporativos (17%).
Carlos Paulo Junior avalia que o setor de marketing tem se destacado devido ao fato de a tecnologia e a digitalização se mostrarem cada vez mais como elementos fundamentais para alavancar negócios no mercado B2B.
"Empresas estão buscando investir em canais digitais com o objetivo de otimizarem a geração de potenciais novos clientes, com mais escala e previsibilidade do que os 'canais tradicionais' vem gerando", conclui o CEO da UM_digital.
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