Pesquisa indica alta no crescimento de crédito em 2022
Para driblar as dívidas e colocar as contas em dia, muitos brasileiros optam por realizar empréstimos financeiros, seja de bancos, empresas financiadoras ou até mesmo de família e amigos.
Diante da atual situação de crise econômica vivida pelo Brasil, principalmente durante a pandemia, muitas pessoas passaram a conviver com as constantes preocupações em quitar as suas dívidas. Diante disso, a busca por empresas que realizam o serviço de empréstimo financeiro em 2022, deve se tornar uma opção para os brasileiros na hora do pagamento das suas contas. Segundo dados da mais recente pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban realizada no mês de abril, a projeção futura de crescimento de crédito em 2022 foi elevada, alcançando a porcentagem de 8,3% a mais do que o ano anterior.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Propague, em parceria com a Stone, o volume de empréstimos pessoais contratados por brasileiros teve um aumento de quase 20% em 2021, na comparação com o ano anterior, o que mostra um cenário no qual, até o fim de 2022, a tendência de que os números cresçam ainda mais.
Esses números repercutiram no total de famílias endividadas, que alcançou o maior número em 12 anos, atingindo o percentual de 27,8%. Isso apresenta um possível cenário de números ainda mais elevados nos próximos anos.
O empréstimo pessoal não é o único que apresenta um crescimento nos últimos anos, as empresas também passaram a conviver com esse problema. Em dados divulgados pelo Banco Central (BC), os empréstimos feitos por instituições financeiras, no Brasil, chegaram a R$ 4,711 trilhões, em fevereiro, com alta de 0,8% em relação a janeiro e de 16,6%. Esse saldo do crédito correspondeu a 53,3% do Produto Interno Bruto (PIB), resultado estável em relação a janeiro deste ano e a fevereiro de 2021.
Diante da necessidade de pagar as contas, riscos como pegar dinheiro e não conseguir pagar e se envolver em golpes, se torna algo muito perigoso, ou até mesmo pegar dinheiro com pessoas na informalidade, ou seja, fora do sistema adotado por bancos e/ou instituições financeiras, são os mais conhecidos popularmente, como agiotas.
Para não correr esses riscos, algumas empresas que também realizam esse tipo de empréstimo, apresentam garantias de segurança para fazer com o que os clientes possam se sentir mais tranquilos, e ao mesmo tempo, com a certeza de que as suas dívidas serão pagas.
"O serviço de empréstimo financeiro visa facilitar o capital de giro da pessoa, se ele tiver com problema com suas contas em casa ou na empresa ele vai conseguir quitar as suas dívidas de forma mais rápida e tranquila", disse Hamilton Ribas, fundador da empresa Limite na Hora, empresa de empréstimos financeiros.
Um grande diferencial para empresas que realizam esse tipo de serviço é a sua certificação de garantia de um produto seguro e confiável. "É muito importante que na realização desse serviço, seja valorizado, e muito, a segurança dos clientes, isso precisa ser uma das prioridades, assim como a brevidade e o bom atendimento na hora em que os clientes mais precisam. Ter um certificado que é exigido para regularizar os profissionais de correspondente bancário é muito importante para manter a segurança dos clientes", afirmou Hamilton.
Garantir o cuidado para não compartilhar nenhum dado sensível da conta ou do cartão de crédito tal como senha numérica, o código de segurança que fica atrás do cartão de crédito, averiguar se o site tem o selo de criptografia de dados (protocolo HTTPS), é muito importante para não cair em um golpe, pesquisar as avaliações da empresa no Google ou em redes sociais, também pode se tornar técnica para evitar qualquer tipo de fraude.