Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Petrobras anuncia renúncia do presidente José Mauro Coelho

Saída do cargo abre caminho para que o novo indicado pelo governo, Caio Paes de Andrade, tenha sua posse acelerada

20 jun 2022 - 10h07
(atualizado às 18h09)
Compartilhar
Exibir comentários
José Mauro Coelho
José Mauro Coelho
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado / Estadão

José Mauro Coelho não é mais presidente da Petrobras. A estatal anunciou sua renúncia em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, 20. A Petrobras anunciou também a nomeação de um presidente interino: Fernando Borges, diretor-executivo de Exploração e Produção da empresa.

Ex-secretário de Petróleo do Ministério de Minas e Energia, Coelho assumiu a presidência da Petrobras em 14 de abril deste ano, em assembleia de acionistas da estatal, e foi demitido no dia 23 de maio. A saída do cargo abre caminho para que o novo indicado pelo governo, Caio Paes de Andrade, tenha sua posse acelerada.

Coelho havia sido eleito para o cargo após descontentamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) com a atuação do general da reserva Joaquim Silva e Luna na presidência da empresa, que teve de subir fortemente os valores dos combustíveis nas refinarias para acompanhar a escalada do petróleo na esteira da guerra da Ucrânia.

Pessoa de confiança do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do ministério entre março e 2020 e outubro de 2021. Ele também foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), atuou na Agência Nacional do Petróleo (ANP) por 15 anos e é ex-oficial de Artilharia do Exército.

O cargo de José Mauro já havia sido ocupado por outras duas pessoas durante o governo Bolsonaro: Roberto Castello Branco, demitido em fevereiro de 2021 depois de escalada do preço de combustíveis, e o já citado Joaquim Silva e Luna, que permaneceu na presidência da Petrobras até abril deste ano - também pela insatisfação do governo com os valores dos combustíveis.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade