Placas "NÃO DÊ ESMOLAS" são instaladas em ruas de cidade na Serra Gaúcha
Iniciativa busca conscientizar a população e integrar pessoas em situação de rua a serviços especializados.
A Prefeitura de Bento Gonçalves deu início à instalação de 20 placas com a mensagem "Não dê esmolas" em pontos estratégicos, como semáforos da cidade. A ação, parte do programa "Bento em Ordem", inclui o número da Assistência Social para denúncias e busca facilitar o encaminhamento de pessoas em situação de rua aos serviços disponíveis. Segundo a prefeitura, mais de 90% do dinheiro arrecadado com esmolas é utilizado na compra de álcool e drogas.
A iniciativa tem como foco conscientizar os moradores sobre os impactos negativos da doação direta e oferecer alternativas por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Casa de Passagem. Esses serviços disponibilizam desde alimentação e pernoite até apoio na busca por emprego e emissão de documentos, contribuindo para a reintegração social.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, enfatizou a necessidade de mobilizar a população para não reforçar os vícios. Já o prefeito Diogo Siqueira destacou que a prática de doar esmolas não resolve os problemas enfrentados por essas pessoas, sendo essencial mudar a percepção coletiva.
A Casa de Passagem e o CREAS continuam como principais estruturas de atendimento, com serviços de abordagem social e funcionamento em horários ampliados. Denúncias e orientações podem ser feitas pelo WhatsApp da assistência social, disponível 24h, reforçando a eficácia do programa.