Um animal de estimação foi clonado pela primeira vez na história. Segundo reportagem publicada hoje pelo The Wall Street Journal, um programa de pesquisa da Universidade A&M do Texas, batizado de CopyCat, clonou um gato doméstico no final do ano passado. A universidade não pretende anunciar oficialmente o feito até que se confirme que o gato é geneticamente idêntico ao original e seja saudável, afirmou o jornal, citando pesquisadores.
Cientistas ao redor do mundo já clonaram ratos e outros animais, como a ovelha Dolly, mas o gato do Texas pode ser o primeiro de estimação a ser clonado. A pesquisa na área de clonagem da universidade recebeu investimentos de mais de US$ 3,5 milhões de John Sperling, um investidor que fundou a Genetic Savings & Clone Inc.
Em troca do financiamento para o projeto da A&M, a empresa tem a opção de licenciar com exclusividade qualquer tecnologia de clonagem de animais de estimação que for desenvolvida pela universidade, disse Sperling ao jornal.
Sperling planeja oferecer a técnica primeiramente a indivíduos ricos que tentam substituir seus animais queridos, mas ele também pretende usar o procedimento para clonar animais de valor social, como os cães de busca e resgate.
Os donos de animais de estimação já estão pagando, a pelo menos uma companhia, para que armazene as células de seus gatos, cachorros e lhamas, para o caso de a clonagem dessas espécies se tornar realidade. Segundo o jornal, a Humane Society, importante sociedade de proteção animal dos EUA, é contrária à clonagem de animais domésticos, devido ao risco de superpopulação.
Mais quentinhas »
Reuters Limited - todos os direitos reservados 2002. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.