Elefantes levaram à falência fabricantes ilegais de bebidas da Índia. Ávidos e descontrolados, os animais passaram a invadir depósitos e atacar os barris de licor em destilarias que funcionavam em cavernas do distrito de Midnapore, na região de Bengala. Os donos das destilarias afirmam que os animais são atraídos pelo cheiro do licor. O jornal Pragati contou, em sua edição de ontem, que eles pediram proteção à polícia contra os elefantes. "O fato de elefantes adorarem o licor produzido por nós deve ser um grande ameaça para os negócios, se é que sobrou alguma bebida para vender", reclamou Biman Mahato, dono de uma destilaria.
Os ataques tiveram um efeito curioso. Sem bebida, muitos moradores da região que antes passavam as noites nas cavernas, começaram a freqüentar aulas de alfabetização nas escolas. "Os elefantes merecem todo o crédito por nos manter longe da bebida", garantiu o fazendeiro Anadi Sahu.
Apesar dos apelos dos donos das destilarias, a polícia não pretende fazer nada contra os elefantes. "Essa ameaça dos elefantes é uma benção. Eles foram capazes de executar o que nós não conseguimos durante vários anos", disse um porta-voz.
Redação Terra