Um homem foi condenado na China a quinze dias de prisão por "perturbação da ordem social" depois de telefonar para a polícia 1.335 vezes entre agosto e novembro do ano passado, informou nesta quinta-feira o Jornal Vespertino de Cantão. O jovem de 28 anos, Wang, começou a fazer estas chamadas em 14 de agosto do ano passado de seu celular e não abandonou este costume até 12 de novembro, quando foi localizado e detido pela polícia de Cantão (sul da China).
Wang declarou no julgamento que estas chamadas telefônicas, nas quais dava falsas denúncias de que alguém o perseguia ou ficava sem dizer nada, eram feitas "para se distrair" e relaxar depois de seu estressante trabalho.
Em conseqüência deste uso contínuo do 110, número de emergência da polícia na China, Wang teve que passar duas semanas na prisão, depois do que decidiu levar a delegacia a julgamento por abuso de poder. No entanto, os tribunais locais decidiram esta semana que a punição policial a este impulsivo usuário do telefone celular foi "justa e legal".
EFE