Um inglês foi condenado a oito anos de prisão e 800 chicotadas por ser dono de um bar. Parece piada, mas é real o caso de Gary O’Nions, 56 anos, preso na Arábia Saudita por montar um estabelecimento ilegal numa caverna. Os bares são proibidos no país, onde há severas leis contra a bebida. A condenação de O´Nions provocou muita discussão na Inglaterra. Sua família classificou-a de "brutal e injusta", alegando que ele teve um julgamento ilegal, no dia 1º, em que sequer havia um advogado para defendê-lo.
Depois de se mudar para a Arábia Saudita há 15 anos, o inglês se tornou conhecido entre os estrangeiros por ser dono de um bar ilegal muito freqüentado em Riad. Apesar da proibição do álcool, são comuns pequenos estabelecimentos clandestinos, montados em cavernas e que oferecem uma bebida cuja origem é no mínimo suspeita. O bar de O´Nions, porém, incluía discoteca, academia de ginástica, restaurante e uma fábrica de cerveja.
Na prisão, O’Nions já recebeu as primeiras 50 chibatadas da sentença. Por vários meses ele ainda será espancado, até atingir o número determinado pela Justiça. "Eu estou devastada", disse, Mary, mulher do inglês, ao jornal The Sun. Ela acusou a Arábia Saudita de aplicar uma sentença "trágica" no caso. "Gary está na solitária, não pode escrever cartas ou receber telefonemas e não sabe o que vai acontecer em seguida".
Depois de ser preso e depois libertado, dois anos atrás, O’Nions fugiu para Dubai enquanto lutava para evitar a condenação. Ele tentava voltar para a Inglaterra quando foi preso e extraditado para a Arábia Saudita.
Redação Terra