Os casamentos que melhor funcionam na China são aqueles nos quais o marido ganha duas vezes mais do que a mulher. Uma pesquisa realizada pela Sociedade de Família e Casamento da China e publicado pelo jornal Beijing Morning Post afirma que as diferenças de salário entre homens e mulheres têm influência na comunicação no lar e nas relações sexuais de um casal. O estudo também mostra que os casamentos em que a mulher ganha mais que do que homem estão fadados ao fracasso, um fenômeno já previsto num ditado popular do país: "Se a mulher é mais capaz, o casal não durará muito".
Os analistas destacam que a sociedade chinesa está acabando com atitudes machistas. Por isso, é cada vez mais freqüente no país que, num casal, os dois trabalhem e tenham salários similares. No entanto, os analistas admitem que os dados estatísticos confirmam que os casais mais felizes do país são aqueles nos quais é o homem que mantém a família.
Os sociólogos destacam que só uma de cada cinco mulheres que trabalham na China ganha mais do que os homens. Mas a diferença de salário não costuma ser muito grande.