A Justiça Eleitoral peruana escolheu o prefeito de 9 de Julio, na província de Concepción, no cara ou coroa, após um empate técnico entre dois candidatos ao cargo nas eleições de 17 de novembro passado.Os candidatos Brener Tolentino, da Unión Por el Perú, e Dionisio Yupanqui, do partido Unidos por Junín Sierra y Selva, obtiveram exatamente 127 votos cada, após uma série de impugnações e recursos dos dois lados.
Para resolver a questão, Rogelio Torres, presidente do Tribunal Eleitoral Especial de Concepción, adotou a norma eleitoral que prevê sorteio em caso de empate técnico entre os candidatos mais votados.
Diante da suspeita dos dois candidatos sobre a modalidade do sorteio, Torres decidiu fazer o cara ou coroa, com a presença de representantes do ministério Público, da Defensoria do Povo e da Polícia.
Lançada a moeda por um funcionário público isento, a sorte escolheu Brener Tolentino para o cargo de prefeito de 9 de Julio.
Imediatamente após o sorteio, a moeda de 50 centavos de sol foi guardada pela autoridade eleitoral, apesar das ofertas do público, que chegaram aos US$ 50.
Copyright 2002 AFP
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
Mais quentinhas »