Macacos sempre são vistos como animais engraçados, mas não por uma cidade japonesa onde um deles atacou 23 mulheres nos últimos dois dias. As autoridades de Shimosuwa, que fica em uma área rural a noroeste de Tóquio, deslocaram dezenas de funcionários para caçar o símio, mas as gaiolas e dardos anestésicos exibidos por eles não estão tranqüilizando os moradores. Entre as vítimas do animal está uma apresentadora de televisão de 27 anos, mordida no pé ontem, quando tentava se defender do animal com um chute. A maioria das outras vítimas foi atacadas ao levar o lixo para fora de casa.
Conforme a polícia local, o macaco vem roubando frutas nos quintais desde outubro, mas esta é a primeira vez que ele ataca pessoas. O plano é capturar o animal ou forçá-lo a voltar para floresta, mas os homens envolvidos na caçada têm ordens para atirar no caso de ataque. Perguntado porque as vítimas do macaco eram todas mulheres, o oficial que deu as informações disse: "acredito que os macacos atacam coisas que parecem mais fracas do que eles. Não é, naturalmente, porque gosta de mulheres".
Embora existam macacos selvagens em algumas áreas de Japão, Shimosuwa não é um delas. Uma outra cidade afetada por ataques dos animais, Shibata, ganhou subsídios de governo para usar desempregados na caça aos símios.
Mais quentinhas »
Reuters Limited - todos os direitos reservados 2002. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.