Os criminosos londrinos estão se armando com pistolas inspiradas no famoso modelo Walther PPK usado pelo personagem cinematográfico James Bond. De acordo com o chefe de polícia da capital britânica, o delegado John Stevens, as armas, especialmente aqueles baseados no modelo Walther PPK - sejam reais ou réplicas - são as armas de escolha do atirador "moderno". As estatísticas hoje mostram que os bandidos estão muito mais propensos a disparar contra rivais ou policiais. A maioria dos casos está relacionada a guerras entre quadrilhas de traficantes jamaicanos, os "Yardies", e grupos de turcos e curdos. De acordo com a polícia, houve 200 casos de agressão com armas de fogo nos últimos oito meses, um crescimento expressivo em relação aos 171 casos registrados no mesmo período de 2001. Neste ano já houve 22 assassinatos. Em 2001, foram 38 homicídios, o dobro do registrado em 1992. A cada mês, as autoridades apreendem 144 pistolas.
Na madrugada de hoje, dois policiais desarmados foram baleados durante perseguição a um suspeito no bairro de Islington, no norte de Londres, onde o primeiro-ministro Tony Blair vivia antes de se eleger. Há duas semanas, na mesma área, cinco policiais foram baleados enquanto trabalhavam, em dois incidentes separados. "A ameaça aos agentes não deve ser subestimada. Identificamos algumas tendências preocupantes nos crimes com armas em Londres, que são tanto uma ameaça ao público quanto para nossos próprios agentes", disse Stevens.
Em novembro, mãe de jovens mortos nas guerras do narcotráfico fizeram uma manifestação em frente à residência oficial de Blair, pedindo ações mais enérgicas.
Atualmente, só cerca de 7 por cento dos policiais londrinos têm licença para andar armados o tempo todo. Stevens espera que no próximo ano mais 40 agentes recebam essa licença e duas unidades armadas sejam criadas. Apesar disso, Stevens acha improvável que a polícia ficará totalmente armada. "Se Deus quiser, isso não vai acontecer enquanto eu for delegado-chefe", afirmou Stevens.
Mais quentinhas »
Reuters Limited - todos os direitos reservados 2002. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.