Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que o dólar oscilou após a vitória de Trump?

6 nov 2024 - 15h01
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos trouxe significativas mudanças nos mercados financeiros, refletindo-se em um aumento nos juros futuros americanos. A política protecionista defendida por Trump gerou preocupações sobre o controle da inflação e o aumento do endividamento do país. Como resultado, observou-se uma valorização do dólar em relação a outras moedas, influenciando diretamente economias ao redor do mundo.

Moeda chegou a se valorizar no mundo, mas perdeu força na mesma manhã
Moeda chegou a se valorizar no mundo, mas perdeu força na mesma manhã
Foto: depositphotos.com / VadimVasenin / Perfil Brasil

A valorização da moeda americana foi destacada pelo índice DXY, que mede a variação do dólar comparado a uma cesta de outras moedas principais, como o euro e o iene. Durante a tarde, o índice subiu cerca de 1,5%. No Brasil, o dólar teve uma trajetória ascendente, alcançando R$ 5,86 pela manhã, mas recuando levemente no decorrer do dia.

Por que o dólar flutua?

As flutuações no valor do dólar estão frequentemente associadas a políticas econômicas internas e externas dos Estados Unidos. A administração Trump propôs medidas que aumentavam tarifas de importação, especialmente contra países como a China, impactando diretamente a balança comercial e ocasionando ajustes nos câmbios globais. As suas políticas de comércio restringiam as exportações tecnológicas acessíveis para a China, o que, por extensão, afetava mercados emergentes como o Brasil.

Qual o papel do Comitê de Política Monetária Brasileiro?

Simultaneamente, no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central desempenha um papel crucial na tentativa de estabilizar a moeda nacional frente às variações do dólar. O Copom tem ajustado a taxa Selic, que se encontra em torno de 10,75% ao ano, o que tem auxiliado a conter a volatilidade do real ao tornar os títulos públicos brasileiros mais atrativos para investidores internacionais.

Como as taxas de juros influenciam o mercado?

O aumento das taxas de juros nos Estados Unidos tornou os títulos do tesouro americano, conhecidos como Treasuries, ainda mais atraentes para investidores, provocando a migração de capital para o dólar. As Treasuries são consideradas um dos investimentos mais seguros do mundo, e com rentabilidades mais altas, tiveram uma contribuição significativa para a fortificação da moeda americana.

Conforme os investidores buscam retornos mais altos, há uma tendência natural de deslocamento de investimentos para os Estados Unidos, intensificando ainda mais o valor do dólar no cenário global. Esse movimento resulta em uma redução de liquidez em mercados emergentes e pode contribuir para o aumento da inflação nesses países.

Quais são as expectativas futuras para o real?

Enquanto o governo brasileiro destaca a importância de cortes de gastos públicos para manter a estabilidade econômica, o real brasileiro continua impactado pelas políticas monetárias globais. Recentemente, houve expectativa de anúncios de medidas fiscais, gerando algum otimismo no mercado em relação ao potencial fortalecimento da moeda nacional.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade