Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que os EUA vão devolver quase 380kg de esmeralda para o Brasil?

22 nov 2024 - 13h53
Compartilhar
Exibir comentários

A Esmeralda Bahia, um dos tesouros nacionais do Brasil, está prestes a retornar ao país após uma longa disputa judicial com os Estados Unidos. A pedra, encontrada em 2001 em Pindobaçu, Bahia, pesa aproximadamente 380 kg e é considerada um patrimônio cultural brasileiro. Nesta quinta-feira (21), a justiça americana decidiu em favor da repatriação, acatando o pedido do Tribunal Regional Federal da 3ª Região do Brasil.

Após anos de disputas jurídicas, EUA irão devolver esmeralda que foi contrabandeada do Brasil
Após anos de disputas jurídicas, EUA irão devolver esmeralda que foi contrabandeada do Brasil
Foto: Divulgação/AGU / Perfil Brasil

O caso ganhou notoriedade não apenas pelo valor econômico da esmeralda, mas também por seu valor cultural e histórico. A Advocacia-Geral da União (AGU) argumentou que a extração e exportação da pedra foram realizadas de forma ilegal, utilizando documentos falsificados.

Como a briga judicial se desenvolveu ao longo dos anos?

A batalha legal em torno da Esmeralda Bahia começou pouco após seu envio aos Estados Unidos em 2005. Com base em documentos falsificados, a pedra foi exportada sem a devida autorização. Elson Alves Ribeiro e Ruy Saraiva Filho, empresários envolvidos no caso, foram condenados por crimes que incluem receptação e contrabando.

A AGU atuou em cooperação com o Ministério da Justiça desde o início, buscando apoio dos tribunais americanos na devolução do bem ao Brasil. Em maio de 2022, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos acolheu a decisão da justiça brasileira de repatriar a pedra, refletindo o compromisso de ambos os países na luta contra o tráfico ilícito de artefatos culturais.

Qual o próximo passo na repatriação da Esmeralda Bahia?

Com a decisão emitida pelo juiz Reggie Walton, da Corte Distrital de Columbia, o processo de repatriação foi oficialmente aceito. No entanto, a decisão ainda pode ser alvo de recurso, o que poderia atrasar o retorno da esmeralda ao Brasil. Até a resolução final, a pedra permanece sob a custódia da Polícia de Los Angeles.

O Departamento de Justiça dos EUA tem até o dia 6 de dezembro para protocolar a decisão final de repatriação. Caso não haja novos recursos, a Esmeralda Bahia em breve será incorporada ao Museu Geológico do Brasil.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade