Porto Alegre inaugura unidade especializada em tratamento de câncer pelo SUS
Centro de Oncologia da Associação Hospitalar Vila Nova oferece atendimento rápido e eficiente aos pacientes.
A partir desta terça-feira (6), Porto Alegre ganha uma nova unidade especializada em exames e tratamento de câncer, viabilizada por uma parceria entre o governo gaúcho e o Poder Judiciário. O Centro de Oncologia da Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) já está em funcionamento na Zona Sul da cidade, atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a prefeitura, o centro oferecerá 200 consultas mensais de rotina, totalizando mais de 3 mil consultas especializadas ao longo do ano. Além disso, serão realizadas 1,2 mil ultrassonografias, 600 exames de endoscopia digestiva, 650 cirurgias oncológicas e 5,3 mil tratamentos quimioterápicos.
O principal objetivo é garantir que os pacientes diagnosticados com câncer iniciem o tratamento ou cirurgia em até 30 dias. Para isso, está previsto um investimento anual de R$ 6,9 milhões pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para o custeio dos procedimentos.
O centro de oncologia, que teve sua construção financiada pela AHVN, representa um importante avanço no atendimento à população de Porto Alegre e Região Metropolitana. A unidade estava pronta desde dezembro e conta com o apoio do Ministério da Saúde para assumir o custeio dos atendimentos.
Durante a cerimônia de inauguração, a titular da SES, Arita Bergmann, destacou o apoio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que repassou recursos significativos ao Estado para reduzir a fila de espera por tratamentos oncológicos. Essa iniciativa é essencial para salvar vidas e garantir um atendimento adequado à população.