Porto Alegre iniciará o ano com 100 escolas municipais
Está definido: a Escola Estadual Professora Leopolda Barnewitz será municipalizada
Escola da Cidade Baixa será municipalizada para o ano letivo de 2025. Está definido: a Escola Estadual Professora Leopolda Barnewitz será municipalizada. Localizada na Cidade Baixa, a unidade escolar passará para gestão do município já para o início do ano letivo de 2025, tornando-se a centésima escola municipal. Na última sexta-feira, 20, o futuro secretário de Educação de Porto Alegre, Leonardo Pascoal esteve em reunião com a comunidade escolar para os alinhamentos finais da troca de mantença.
Antes do encontro com a comunidade, Pascoal esteve em reunião com a secretária de Estado da Educação, Raquel Teixeira, reafirmando a necessidade de finalizar o processo de municipalização iniciado em fevereiro de 2024. "Durante o encontro com a comunidade escolar pudemos notar a receptividade com o que a proposta vem sendo recebida. É essa união de esforços vai garantir que já em 2025 possamos contar com o prédio da Escola Leopolda na ampliação de oferta de vagas de 1º ano, além da abertura de vagas para a educação infantil, que possui alta demanda na região", afirmou. Além das novas vagas ofertadas, o município seguirá atendendo os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental matriculados na referida escola.
O prédio onde funciona a escola é do município, concedido ao Estado por Termo de Cessão de Uso que será revogado. Com a troca de mantença, a gestão municipal assumirá as despesas com a manutenção, serviços e materiais do imóvel bem como todos os curtos do funcionamento. O prédio deverá ser entregue ao município com a cessão de todo o mobiliário, equipamentos e com a manutenção do quadro de pessoal da rede estadual que atua nos primeiros anos do ensino fundamental.