Porto Alegre integra painel sobre Cidades de Baixo Carbono na COP
Na pauta, os desafios e oportunidades na descarbonização das cidades, com foco no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias e de políticas públicas
O secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, participou do painel Cidades de Baixo Carbono: Inovações Tecnológicas e Parcerias Estratégicas para a Descarbonização Urbana no Brasil, na Conferência Mundial do Clima (COP 29), no Azerbaijão. Na pauta, os desafios e oportunidades na descarbonização das cidades, com foco no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias e de políticas públicas.
"Projetos e ações precisam gerar impactos claros para a população, sendo fundamentais metas tangíveis e benefícios evidentes", disse Bremm, ao destacar a experiência de Porto Alegre na implementação da certificação sustentável. A Capital já certificou mais de 150 edificações, permitindo um acréscimo de até 20% na capacidade construtiva para aqueles que adotam práticas sustentáveis. O secretário reafirmou a meta de Porto Alegre de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e zerar até 2050.
Também foi destacada a necessidade de colaboração entre o setor público, privado e organizações internacionais, além de ações integradas que promovam impactos concretos para a população e uso de tecnologias, como inteligência artificial e big data, para impulsionar a sustentabilidade urbana.
O painel contou com a participação de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, da subsecretária de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Marisa Maia de Barros, da coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy para América do Sul do Iclei, Bianca Cantoni e da diretora de Comunicação e Marca da cidade de Suzano, Marcela Porto.
Texto: Prefeitura de Porto Alegre