Porto Alegre publica editais para construção de moradias populares na Zona Sul
Demhab lança licitações para erguer 540 unidades habitacionais no bairro Cristal, com foco em famílias remanejadas
A Prefeitura de Porto Alegre, através do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), anunciou a abertura de dois editais para a construção de 540 moradias populares no bairro Cristal, Zona Sul da capital. As residências, direcionadas a famílias que vivem próximas ao Arroio Cavalhada, integram o programa Pró-Moradia, que visa promover habitação digna para famílias de baixa renda.
O primeiro edital, voltado ao Condomínio Coronel Claudino, prevê 200 unidades, e sua sessão pública será realizada em 5 de dezembro pelo portal portaldecompraspublicas.com.br. O segundo edital contempla os residenciais Tamandaré I e II, com um total de 340 unidades, com sessão marcada para 11 de dezembro. Ambos os empreendimentos estão ligados ao Programa Integrado Socioambiental (PISA) e contam com atividades de Trabalho Técnico Social (TTS), voltadas ao desenvolvimento comunitário e à educação ambiental e patrimonial.
Expansão de mobilidade na Zona Norte
Em paralelo, o governo estadual planeja melhorias na mobilidade urbana com a atualização de projetos para os trechos 1 e 2 do Caminho do Meio, que passam por Porto Alegre, Viamão e Alvorada. As intervenções incluem duplicações de vias e novas faixas exclusivas para transporte coletivo, ciclovias e requalificação de áreas públicas.
O projeto está sendo discutido com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e obteve R$ 25 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).