Praia das Pombas do Parque Estadual de Itapuã reabre após sete meses fechada
Local retoma atividades nesta quinta-feira com capacidade limitada e melhorias estruturais
A Praia das Pombas, localizada no Parque Estadual de Itapuã (PEI), em Viamão, voltará a receber visitantes nesta quinta-feira (26). A reabertura ocorre após sete meses de fechamento devido às enchentes de maio. A medida faz parte da iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) para restaurar a infraestrutura do local e garantir a segurança dos frequentadores.
Com capacidade restrita a 350 pessoas, o parque implementou uma série de reformas, incluindo a restauração de bancadas de concreto, reforma dos telhados, construção de muretas e reestruturação de 46 das 48 churrasqueiras disponíveis na praia. O Centro de Visitantes também passou por melhorias e será o ponto de venda dos ingressos, que custam R$ 22,70 por pessoa, com meia-entrada a R$ 11,35. Crianças menores de dois anos têm entrada gratuita.
A Praia das Pombas foi considerada própria para banho, conforme o boletim de Balneabilidade divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na última sexta-feira (20). O local estará aberto de quinta a domingo, das 9h às 17h, e a previsão é de que receba visitantes até o fim do veraneio.
Além disso, o PEI integra a Operação Verão Total do governo estadual. Nos dias 8 e 9 de fevereiro, serão realizadas atividades organizadas em parceria com a Assessoria de Educação para a Sustentabilidade da Sema.
Situado a 57 km de Porto Alegre, o Parque Estadual de Itapuã abrange uma área de preservação no bioma Pampa, onde se encontra o encontro das águas do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos. O parque protege uma rica biodiversidade, além de sítios históricos e arqueológicos, compondo uma paisagem diversificada com morros, dunas, praias e banhados.