Prefeitura define medidas emergenciais para enfrentar efeitos do ciclone em Porto Alegre
Entre as medidas está a abertura do ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade.
O prefeito de porto Alegre Sebastião Melo definiu, na manhã desta sexta-feira (16), em reunião no Centro Integrado de Comando da capital (Ceic), uma série de ações emergenciais para enfrentar os prejuízos do temporal ocorrido nesta madrugada. Melo determinou a abertura do ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade.
Também definiu como prioridade a atuação integrada com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para garantir luz em hospitais e postos de saúde. O foco dos órgãos de serviços será a desobstrução das ruas, drenagem e abastecimento de água.
"Vamos atuar de forma integrada e com atitude para enfrentar a crise climática. Determinei aos órgãos municipais que estejam atentos para garantir atendimento de emergência e o acolhimento dos moradores de rua, desabrigados e quem mais for necessário", disse o chefe do executivo municipal.
O ginásio do Demhab já está aberto na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana, e preparado para receber 50 pessoas inicialmente. O espaço conta com equipe de acolhimento da Fasc, cama, banheiros e alimentação à disposição.
A Defesa Civil está liderando o atendimento de ocorrências para apoiar famílias e equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas. Em caso de emergência, os moradores devem ligar para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde informa que diversas unidades de saúde estão com dificuldades em manter o pleno atendimento aos usuários. Confira:
Atendimento normal - Modelo, Santa Tereza, Cruzeiro do Sul, Santa Marta, Graciliano Ramos, Divisa, São Gabriel e Aparício Borges, além da Farmácia Distrital Modelo e Farmácia Distrital Santa Marta.
Fechadas - Cristal, Morro dos Sargentos, Lami, Paulo Viaro, Laranjeiras, Esperança Cordeiro, Vila Elizabeth, Ilha da Pintada, Ipanema, totalizando nove unidades de saúde. Não há previsão de retorno às atividades normais nesta sexta-feira. A maior parte das demais unidades de saúde enfrenta problemas de falta de energia elétrica ou internet, mas segue recebendo o público para escuta e orientação. O atendimento está restrito a casos agudos.
Urgência e emergência
Defesa Civil
- Bairro Glória: queda de muro entre lindeiros, com residências próximas desocupadas preventivamente;
- Bairro Passo D'Areia: Queda de árvore sobre residência, sem vítimas.
- Bairro Bom Jesus: entrega de 1kit lona.
- Bairro Santana: Água fluvial invadiu a casa.
- Vila Coqueiros: Residência de dois pisos, alvenaria com rachaduras e vigas desalinhados. Ninguém em casa, local foi isolado com fitas.
- Bairro Três Figueiras: Desbarrancamento em uma obra com desmoronamento de piscinas.
- Bairro Cascata: Apoio aos Bombeiros no atendimento de desabamento com vítima ferida com escoriações, sendo atendida pelo SAMU. Não confirmou soterramento.
- Arroio Rincão transbordou próximo ao número 4440 da Costa Gama.
Serviços Urbanos e Mobilidade
- As equipes estão nas ruas atendendo as ocorrências desde a madrugada.