Presídios do RS produzem abrigos para animais em parceria com a Sema em auxílio às vítimas das enchentes
Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS proporciona casinhas para cães em colaboração com presos, auxiliando famílias afetadas pelas inundações no Vale do Taquari
Na última terça-feira (3/10), a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou a entrega de 24 casinhas para cães no município de Estrela, fruto de uma parceria inovadora com apenados de seis presídios do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS). Esses abrigos foram produzidos como parte das ações de resposta ao bem-estar dos animais atingidos pelas enchentes, em auxílio aos municípios afetados pelas chuvas no Vale do Taquari.
A ação, liderada pela Divisão de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Dippa) e pelo Programa Voluntariado da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade (Assea), identificou a necessidade de garantir o bem-estar dos pets das famílias abrigadas em alojamentos temporários. As casinhas foram doadas à prefeitura de Estrela e serão distribuídas de acordo com as necessidades de cada família, visando proporcionar melhores condições de acomodação e saúde para os animais afetados.
Cerca de 25 apenados dos presídios de Arroio do Meio, Encantado, Ijuí, Júlio de Castilhos, Montenegro e Sarandi participaram da produção das casinhas. Os materiais utilizados foram doados por empresas ou adquiridos pelos próprios agentes penitenciários. Essa atividade não apenas contribui para a ressocialização dos apenados, mas também permite que eles reduzam um dia de pena para cada três dias de trabalho.
Além da produção das casinhas, a Sema também recebeu 200 kits para a identificação de animais de estimação doados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS). Estes kits, que incluem nanochips, agulhas, seringas, etiquetas, medalhas de identificação e leitores de transponder, serão utilizados nas áreas afetadas pelas recentes enchentes no Vale do Taquari.
Durante a entrega dos abrigos, foi discutida a possibilidade de assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Sema e o CRMV-RS, com o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas para a causa animal, fortalecendo o compromisso do estado em auxiliar tanto os seres humanos quanto seus animais de estimação em momentos de necessidade.