Prévias de New Hampshire: pesquisas apontam Trump à frente de Haley
As eleições internas do Partido Republicano ocorrem nesta terça-feira (23) e se estenderão ao longo do primeiro semestre nos estados e territórios do EUA
O ex-presidente Donald Trump está à frente nas prévias do Partido Republicano no estado de New Hampshire; as eleições internas ocorrem nesta terça-feira (23).
As prévias ocorrem em estados e territórios americanos durante o primeiro semestre e escolherão o candidato do partido à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro.
Em 15 de janeiro, Trump foi o vencedor das prévias em Iowa com folga, na abertura oficial da corrida eleitoral; neste domingo (21), Ron de Santis, governador da Flórida e até então adversário de Trump como pré-candidato pelos republicanos, anunciou a desistência da disputa; DeSantis externou apoio ao ex-presidente.
Apenas uma concorrente ainda disputa a indicação com Trump: Nikki Haley, de perfil mais pragmático e menos conservadora. Ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU), Haley terminou a prévia de Iowa em terceiro lugar, com 19% dos votos.
Uma pesquisa encomendada pelo jornal Washington Post divulgada nesta segunda-feira (22) estima que 52% dos eleitores votarão a favor de Trump; Haley alcança 34%.
A favor de Haley, pode pesar o fato de que os eleitores republicanos de New Hampshire, na região da Nova Inglaterra, terem perfil mais moderado que os de Iowa, mais conservadores e religiosos.
Além disso, as primárias no estado ocorrem em esquema semiaberto — basta aparecer: eleitores que não estão registrados em nenhum partido podem ir aos locais de votação e votar; este fator costuma beneficiar candidatos mais moderados, caso de Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul.
Em New Hampshire, estão no tabuleiro político os 22 delegados, número pouco significativo diante do total de 1.215 delegados que um pré-candidato republicano precisa angariar para ser o escolhido pelo partido para concorrer à presidência. Porém, também pesa o fato de as primárias do estado acontecerem no começo da corrida, aumentando o fator simbólico.
Donald Trump confused Nikki Haley with Nancy Pelosi during a New Hampshire campaign event. Haley says the gaffe could be a sign of decline in his mental fitness. https://t.co/19zLWjMNw9 pic.twitter.com/wKSt0tNCAj
— USA TODAY (@USATODAY) January 21, 2024