Alerta! Nova onda de temporais deve atingir o Rio Grande do Sul
Este será o primeiro episódio de clima severo do mês, com potencial para trazer significativos transtornos para a região
Previsões indicam a iminência de uma onda de temporais durante a metade desta semana nos três estados da região Sul do Brasil, além, também, de áreas do Centro do país. Meteorologistas da MetSul advertem que este será o primeiro episódio de clima severo do mês, com potencial para trazer significativos transtornos, sobretudo para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
Historicamente, outubro é marcado por tempestades com chuvas torrenciais, ventos fortes e até mesmo granizo. Segundo a Metsul, o atual cenário do El Niño em 2023, aliado a uma maior umidade na atmosfera e temperaturas acima da média, sugere que esses eventos climáticos serão ainda mais frequentes neste ano.
O deslocamento de uma frente fria somado a passagem de um centro de baixa pressão pelo Sul do Brasil resultará na formação de nuvens extremamente carregadas, desencadeando chuvas e temporais isoladamente fortes a severos. A instabilidade tem início previsto para a tarde e noite de terça-feira, especialmente na Metade Oeste do Rio Grande do Sul, após uma manhã com sol abundante. Na quarta-feira, as áreas de instabilidade ganham força sobre o Sul do Brasil, com chuvas e temporais alcançando os três estados da região Sul.
A quarta-feira promete chuvas intensas a torrenciais em muitas cidades do Sul do Brasil, com acumulados de 50 mm a 100 mm em muitas localidades, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas áreas. A maior instabilidade se concentrará na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná. A expectativa é de temporais isoladamente fortes a severos, com risco de ventos intensos e queda de granizo em diferentes dimensões.
As áreas de maior risco para tempo severo incluem a Metade Norte gaúcha, o Oeste de Santa Catarina e do Paraná, além do Sul do Mato Grosso do Sul na quarta-feira.