Alerta para chuva volumosa no Sergipe, Alagoas e Pernambuco
Circulação de ventos úmidos provoca chuva intermitente no leste nordestino no início desta semana. Acumulados de maio já são elevados nas capitais.
Atualmente, a região costeira leste do Nordeste está sob a influência da circulação de ventos úmidos que carregam umidade do mar até áreas do litoral e também sob influência do cavado meteorológico, que ocorre nos níveis mais altos da atmosfera. Esse cavado, juntamente com a umidade constante proveniente do mar, está provocando um alto índice pluviométrico ao longo do litoral de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, principalmente.
Os acumulados de chuva têm sido elevados, como foi o caso de Maceió com 150 mm em 48 horas (Cemaden) e Aracaju com seus 123mm em 72 horas (Cemaden). A continuidade dessa chuva ainda pode acarretar em transtornos para a região.
Chuva volumosa na costa do Nordeste nesta semana. Foto: Getty Images.
É importante ressaltar que o grande volume de água decorrente dessas chuvas intensas representa um risco significativo de inundações e deslizamentos de terra, especialmente nas áreas costeiras de Alagoas e Pernambuco.
A chuva segue intensa nesta segunda (22) 3 terça-feira (23) em todo o litoral leste nordestino. Situação de perigo de tarde e noite em Aracaju-SE e alerta na madrugada e manhã de segunda-feira em Maceió-AL e Recife-PE.
Além disso, também são esperadas pancadas fortes de chuva e volumes significativos de precipitação no norte e noroeste do Maranhão, incluindo a capital São Luís. Essa região também está sendo afetada pela combinação do cavado meteorológico e a umidade proveniente do oceano, o que resulta em chuvas intensas e frequentes.