Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alerta para inundações e alagamentos no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil alerta para o risco de elevação em arroios e rios menores, com possibilidade de inundações em áreas sem monitoramento

25 set 2024 - 07h47
Compartilhar
Exibir comentários

A frente fria segue avançando pelo Rio Grande do Sul, trazendo consigo chuvas intensas e ventos fortes. De acordo com a Defesa Civil, o estado de alerta se intensifica, com risco de inundações e alagamentos em diversas regiões.

Foto: Canva / Porto Alegre 24 horas

Nesta quarta-feira, a previsão é de chuvas concentradas na região Sul, com volumes que podem chegar a 140 milímetros. A partir da noite, a frente fria se intensifica, aumentando a possibilidade de temporais e rajadas de vento de até 80 km/h.

Na quinta-feira, as tempestades isoladas devem atingir as regiões Norte e Centro do estado, enquanto o restante do Rio Grande do Sul continua sob a influência de chuvas, com volumes estimados entre 30 e 70 milímetros. A partir da madrugada de sexta-feira, a metade Norte deve registrar chuvas mais leves, com tendência de melhoria ao longo do dia.

Risco de inundações e alagamentos

A Defesa Civil alerta para o risco de elevação em arroios e rios menores, com possibilidade de inundações em áreas sem monitoramento. Além disso, a grande quantidade de chuva em curto período pode causar alagamentos em áreas urbanas.

As bacias hidrográficas do Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratini, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Alto e Baixo Jacuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Guaíba, Camaquã, Mirim-São Gonçalo, Litoral Médio e Tramandaí estão em estado de alerta.

Outras bacias, como Quaraí, Ibicuí, Ibirapuitã, Santa Maria, Negro, Piratini, Jaguarão, Camaquã e arroios do Sul do estado, estão em estado de inundação, devido aos elevados volumes de chuva previstos.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar as informações climáticas e seguir as recomendações das autoridades. Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 193.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade