Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ar muito seco deixa o Brasil quase sem nuvens

A chuva nesta quarta-feira continua concentrada no extremo norte do país e no leste do Nordeste. Umidade no ar fica abaixo dos 20% no Sudeste e Centro-Oeste.

24 jul 2024 - 04h04
Compartilhar
Exibir comentários

O forte bloqueio atmosférico que se instalou nos últimos dias sobre o país vem desviando as frentes frias para alto mar e mantendo uma grande massa de ar seco sobre o interior do país.

O bloqueio atmosférico deve começar a enfraquecer a partir do dia 26 de julho, mas até o próximo domingo, 28, níveis de umidade no ar bastante baixos poderão ocorrer em grande parte do país.

A chuva nesta quarta-feira continua concentrada no extremo norte do país e no leste do Nordeste. A aproximação de um frente fria provoca pancadas de chuva no extremo sul gaúcho.

Foto: Climatempo

O ar muito seco que está sobre o Brasil inibe a formação de nuvens (Foto: Arraial do Cabo (RJ), por Stefanie Tozzo)

Região Sul

O Sul do Brasil tem mais um dia com bastante sol nesta quarta-feira. A aproximação de uma frente fria provoca algumas pancadas de chuva no extremo sul gaúcho, na região de Santa Vitória do Palmar. 

Ainda há condições para a formação de nevoeiro no início da manhã sobre o Rio Grande do Sul, na região do Vale do Itajaí e também no leste do Paraná. As capitais Porto Alegre e Curitiba ficam sujeitas a nevoeiro.

Faz um pouco de frio ao amanhecer, mas a tarde é quente em toda a Região Sul. Níveis de umidade entre 21% e 30% poderão ser observados sobre o interior do Paraná nas horas mais quentes do dia.

Regiões Sudeste  e Centro-Oeste

A forte massa de ar seco que ainda predomina sobre o Brasil continua tendo influência sobre todas as áreas  do Sudeste e do centro-oeste do país.  As duas regiões continuam muito secas e ensolaradas nesta quarta-feira.  O céu fica praticamente sem nenhuma nebulosidade.

A madrugada e o início da manhã são frios nos estados do Sudeste do Centro-Oeste, mas a tarde é quente.

Em todos os estados do centro-oeste, no Triângulo Mineiro e no centro, oeste e norte do estado de São Paulo, os níveis de umidade do ar podem ficar abaixo dos 20% nas horas mais quentes do dia.

Há possibilidade de geada ao amanhecer nos pontos mais elevados da Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.  

Há possibilidade de formação de nevoeiro ao amanhecer em áreas do Rio de Janeiro, na zona da mata mineira e também no Vale do Rio Doce.

Regiões Norte e Nordeste

O ar seco predomina sobre o Norte e o Nordeste do Brasil e a maioria das áreas destas duas regiões continuam com muito sol, pouca nebulosidade e sem condições para chuva nesta quarta-feira.

Na Região Norte,  as pancadas de chuva acontecem em Roraima,  no Amapá, no litoral e no norte do Pará, no extremo norte e oeste do Amazonas.

O estado de Roraima fica em alerta para temporais. No Amapá,  no extremo norte do Pará e no noroeste do Amazonas, a situação é de atenção para pancadas de chuva com moderada e forte intensidade.

Na região nordeste, pancadas de chuva devem ocorrer no litoral, na Zona da Mata e no Agreste, desde o leste do Rio Grande do Norte até o litoral sul da Bahia. Pode chover também no interior dos estados de Sergipe e de Alagoas.

Atenção para chuva moderada forte e risco de raios entre Salvador e Aracaju. O litoral da Paraíba e o leste do Rio Grande do Norte podem ter chuva moderada.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade