Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ar polar entra no Sul e chuva avança pelo Sudeste e Centro-Oeste

Sensação de frio aumenta até o fim do Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul com a entrada de vento frio

19 abr 2023 - 02h05
(atualizado às 05h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma grande frente fria avança sobre o Brasil espalhando nuvens carregadas sobre muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.  Mas no decorrer desta quarta-feira, a nebulosidade de chuva se afasta de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. As nuvens carregadas vão para o Espírito Santo, norte de Minas Gerais, região de Brasília e Bahia nas próximas 24 horas. 

A forte massa de ar frio polar avança forte sobre o centro-sul do Brasil e derruba a temperatura . Nesta quarta-feira, a sensação de frio já será grande no Sul do Brasil em parte de Mato Grosso do Sul.

O ar quente e úmido e a presença da zona de convergência intertropical estimulam a formação de nuvens carregadas sobre o Norte e parte da Região Nordeste.

Foto: Climatempo

Chuva forte sobre Divinópolis (MG), por Climaaovivo

 

Previsão do tempo para 19/04/2023 - quarta-feira

Região Sul

O ar frio de origem polar entra forte sobre o Sul do Brasil derrubando a temperatura. O sol predomina ao longo do dia em quase toda a Região, mas faz frio. O vento moderado e constante vai aumentar a sensação de frio. O sul e centro-leste do Rio Grande do Sul e o centro-sul de Santa Catarina terão aumento da nebulosidade no decorrer do dia, com previsão de chuva à tarde ou à noite, mas de fraca intensidade.

Com o frio e a umidade elevada, pode ocorrer precipitação de inverno, do tipo chuva congelada, nas cidades mais elevadas da serra catarinense. O mar fica agitado e com rajadas moderadas a fortes.

Atenção: acentuada queda da temperatura continua na quinta-feira e no feriado de 21 abril. Há condições para geada em SC, PR, e no RS na quinta e na sexta-feira.  Vários recordes de frio vão ocorrer nas capitais até o fim da semana                                                                                                                                                     

Região Sudeste

Frente fria avança sobre o Sudeste espalhando nuvens carregadas e chuva sobre a Região. As nuvens de chuva se afastam cada vez mais de São Paulo, mas ainda chove em grande parte do dia no norte do estado e na Mantiqueira, Vale do Paraíba e litoral. Choveu forte na Grande São Paulo na madrugada, mas a chuva enfraqueceu e vai parando até o fim da manhã. O sol reaparece.

O dia segue com muitas nuvens e chuva no Triângulo Mineiro, na grande Belo Horizonte, no Sul de Minas, na Zona da Mata mineira e no estado do Rio de Janeiro. No Norte Fluminense, no Espírito Santo e no centro-norte e leste de Minas Gerais, as pancadas de chuva ocorrem durante a tarde e à noite.

O ar polar entra em São Paulo e a noite será fria. Esfria muito na quinta-feira em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste

Uma forte frente fria avança sobre o Centro-Oeste espalhando nuvens carregadas sobre a Região. As nuvens de chuva desta frente fria vão saindo do norte de Mato Grosso do Sul no decorrer do dia. O sol já predomina no centro-sul e leste do estado, mas a entrada de uma forte massa de ar frio deixa a temperatura baixa o dia todo.

Muitas nuvens e chuva durante o dia estão previstas para o oeste e sul de Mato Grosso e para o centro-sul de Goiás, podendo chover forte. Nas demais áreas do Centro-Oeste faz sol e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite.

Região Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical continua ativa na costa norte do Brasil e espalha nuvens carregadas sobre parte da Região Nordeste. O tempo segue instável, com pancadas de chuva frequentes e por vezes fortes sobre o Maranhão, no Piauí, norte do Ceará, Rio Grande do Norte. Algumas pancadas de chuva ocorrem no litoral da Paraíba, no sertão e no litoral de Pernambuco, no Vale do São Francisco e no Oeste da Bahia e na faixa litorânea de Alagoas. Sol forte e tempo seco nas demais áreas do Nordeste.

Região Norte

Grandes áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Norte do Brasil e deixam muitas nuvens carregadas sobre a Região. A Zona de Convergência Intertropical ainda influencia a costa norte brasileira

Toda a Região Norte tem muitas nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia, com períodos de sol. A chuva mais volumosa ocorre sobre o Amapá e sobre o Pará.

Alertas meteorológicos para 19/04/2023 - quarta-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais São Paulo (só na madrugada), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Goiânia. Brasília, São Luís, Teresina, Fortaleza, Belém, Macapá,  Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

Aviso especial: possibilidade de chuva congelada nas áreas mais elevadas (acima de 1300 m) da serra catarinense

Alerta para fortes rajadas de vento, com até 90 km/h, no litoral gaúcho, na serra gaúcha e catarinense.

Alerta para temporais no litoral no Norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, interior do Rio de Janeiro, oeste e sul de Mato Grosso, centro-sul de Goiás, oeste e sul de Rondônia, centro, oeste e litoral do Pará, litoral do Maranhão 

Atenção para o risco de chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte no litoral do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, Grande Belo Horizonte e oeste de Minas, Distrito Federal, centro-norte de Goiás, leste, centro e norte de Mato Grosso, centro, leste e norte de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, sul, leste e noroeste do Pará, no Tocantins e Amapá, norte e litoral do Ceará, centro e norte do Piauí e interior do Maranhão.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade