Atenção! Defesa Civil emite alerta de tempestade para Porto Alegre
População deve ficar atenta a alterações nas encostas e buscar auxílio e abrigo temporário junto a parentes, amigos ou na estrutura disponibilizada pela prefeitura, caso necessário
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta para fortes tempestades entre a tarde de quarta-feira (23) e a manhã de sexta-feira (25). De acordo com o boletim meteorológico da Sala de Situação da Sema/RS, a cidade deve enfrentar chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento que podem chegar a 90 km/h, além de risco de granizo e alagamentos.
A causa das fortes chuvas é a intensificação de um sistema de baixa pressão que se formará em um ciclone extratropical. Esse fenômeno, combinado com uma frente fria, trará um acumulado de chuva de até 60 mm por dia e ventos constantes de 60 a 80 km/h.
Na sexta-feira (25), o ciclone começará a se afastar em direção ao alto-mar, o que deverá diminuir a intensidade das condições adversas. No entanto, os ventos permanecerão fortes no início do dia, perdendo força gradualmente ao longo do período.
A prefeitura, por meio da Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), está monitorando as previsões e mantém suas equipes preparadas para prestar assistência à população, caso necessário. As equipes estarão de prontidão para o restabelecimento da normalidade nas áreas afetadas. A Defesa Civil continuará monitorando as condições climáticas e manterá a população informada sobre qualquer nova atualização.
A Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos a alterações nas encostas e busquem auxílio e abrigo temporário junto a parentes, amigos ou na estrutura disponibilizada pela prefeitura, caso necessário. Além disso, é importante abrigar-se em locais seguros, evitar transitar em áreas sujeitas a alagamentos, inundações e deslizamentos durante o período do alerta, e manter-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias.
Em caso de dúvidas e emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.