Atenção! Fumaça das queimadas devem retornar ao RS nas próximas horas
A fumaça proveniente das queimadas na Amazônia, Bolívia, Paraguai e Centro-Oeste do Brasil deve se intensificar sobre o Estado ao longo desta quinta-feira (19), antecipando a chegada de uma frente fria
As intensas queimadas que assolam a América do Sul devem trazer um novo corredor de fumaça para o Rio Grande do Sul. Este manto de fumaça já avança pelo continente e alcançou o Sul do Paraguai nesta quarta-feira. Segundo as previsões, essa densa nuvem de partículas deve atingir o território gaúcho nas próximas horas.
A fumaça proveniente das queimadas na Amazônia, Bolívia, Paraguai e Centro-Oeste do Brasil deve se intensificar sobre o Estado ao longo desta quinta-feira (19), antecipando a chegada de uma frente fria.
Esse fenômeno atmosférico, que se estende por milhares de quilômetros, é impulsionado por uma corrente de jato em baixos níveis, um fluxo de vento que se origina na região amazônica e se dirige ao Sul, transportando a fumaça para regiões mais distantes.
A qualidade do ar no Rio Grande do Sul deve se deteriorar com a chegada da fumaça, podendo atingir níveis moderados a ruins em alguns pontos. No entanto, a expectativa é de que a concentração de partículas seja menor do que em episódios anteriores.