Belém teve janeiro menos chuvoso desde 2005
Chuva foi volumosa na capital paraense somente nos últimos dois dias do mês.
Durante o mês de janeiro de 2023 ocorreram pancadas de chuva na região de Belém praticamente todos os dias, mas em geral com baixo volume diário, menores do que 15 mm. Choveu forte apenas três dias, particularmente no finalzinho do mês, quando em dois dias o acumulado de chuva chegou a quase 100 mm.
Foto: Belém (PA), por Ludmila Silva
Durante o mês de janeiro de 2023, Belém acumulou 248,5 mm, que correspondem a 63% da média de chuva para este mês, que é de 394 mm. Este foi o janeiro com menos chuva na capital paraense desde 2005.
Mesmo quando não atinge a média histórica mensal, normalmente Belém acumula mais de 300 mm em um mês de janeiro. Em janeiro do ano passado, Belém acumulou um pouco menos de 300 mm e fechou o mês com 289,7 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
ZCIT aumenta a chuva no início de fevereiro
O período chuvoso na região de Belém está apenas começando. Nos primeiros dias de fevereiro de 2023, a Zona de Convergência Intertropical atua na costa norte do Brasil e vai colaborar para que a região de Belém tenha pancadas de chuva frequentes e mais volumosas.
A média de chuva normal para fevereiro em Belém é de aproximadamente 438 mm (Inmet 1991 - 2020) e a previsão da Climatempo é de que o mês termina com um total de chuva um pouco acima da média.