Ceará celebra a Data Magna com previsão de chuva
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece influenciando a costa norte do Nordeste brasileiro e a situação segue instável no estado
Neste sábado (25) é comemorada a Data Magna no Ceará, instituída por lei como feriado estadual desde o dia 6 de dezembro de 2011.
Em 25 de março de 1884 - quatro anos antes da oficialização da abolição da escravatura no Brasil através da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888 - o município de Redenção, localizado a aproximadamente 55 km da capital Fortaleza, decretou o fim da escravidão no estado.
O Ceará, portanto, ficou conhecido como o primeiro estado a libertar pessoas escravizadas, e o nome da cidade de Redenção, que proporcionou este acontecimento, faz analogia à data comemorativa.
Foto: Getty Images
Previsão para este sábado e os próximos dias
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece influenciando a costa norte do Nordeste brasileiro e a situação segue instável no Ceará.
O sábado de feriado (25) será marcado por sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite por todas as áreas cearenses, inclusive na região de Fortaleza. As pancadas poderão vir com moderada a forte intensidade e acompanhadas de raios.
Nuvens carregadas voltam a se formar no domingo (26) e a chuva volta a ocorrer em forma de pancadas com até forte intensidade no estado. Na segunda-feira (27), as instabilidades aumentam na região e a chuva deverá acontecer com maior frequência e intensidade, a qualquer hora do dia, especialmente pelo centro-norte do Ceará.