Chance de chuva em Goiânia, Brasília e em Belo Horizonte
Frente fria avança para o ES e sul da BA e ajuda a espalhar ar úmido sobre Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.
Neste fim de semana, o último de setembro e o primeiro da primavera de 2024, uma grande frente fria que avançou sobre o Brasil passa pelo Espírito Santo e depois segue para o sul do Bahia. Esta frente fria vai ajudar a levar umidade e provocar um pouco de chuva para a região de Belo Horizonte, de Goiânia e de Brasília.
Na quinta, 26, e na sexta-feira, 27 de setembro, a passagem desta frente fria causou chuva e redução do calor na região Sul, em parte do Sudeste e também do Centro-Oeste. A chuva e o vento fresco desta frente fria reduziram o calor, dispersaram a fumaça das queimadas e aumentaram a umidade no ar.
Belo Horizonte (Foto: iStock)
Sábado com chance de chuva na Grande BH
Para o sábado, a passagem da frente fria no Sudeste deve provocar algumas pancadas de chuva na Zona da Mata, no Triângulo e na Grande Belo Horizonte. A última chuva na capital mineira foi entre os dias 18 e 19 de abril. Pode chover forte na região da Serra da Mantiqueira, na divisa de SP e MG. Há risco de temporal na região de Campos do Jordão.
No estado de SP, o tempo fica úmido no litoral, com chuva frequente, fraca a moderada. No interior paulista podem ocorrer algumas pancadas de chuva nas áreas que ficam mais próximas de MG.
Na Grande SP, o sábado será com muitas nuvens e temperatura amena. Poder garoar na madrugada.
A passagem da frente fria provoca chuva também no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No Grande Rio, a chuva deve ser frequente especialmente madrugada e manhã. A temperatura tem queda acentuada, depois do calor de quase 39°C que fez na última quinta-feira.
Já para a Grande Vitória, a previsão é muitas nuvens, alguns momentos com chuva e queda de temperatura. A chuva pode ser moderada a forte no sul do ES.
No Sul do Brasil, a chuva dá trégua na maior parte da Região e sol vai predominar. A presença do ar frio de origem polar, após a passagem da frente fria, deixa a temperatura amena.
Há possibilidade de chuviscos apenas no litoral do PR e no Vale do Itajaí. Vai fazer frio no alto da serra catarinense e há possibilidade de geada. Por causa do friozinho da madrugada, há risco de formação de nevoeiro ao amanhecer em várias áreas do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre.
Possibilidade de chuva em Goiânia e em Brasília
Um dos grandes destaques deste fim de semana é a possibilidade de de chuva em Goiânia e em Brasília. A frente fria que avança sobre o Sudeste vai ajudar a levar umidade para estas áreas, para estimular a formação de nuvens de chuva.
Neste sábado, ainda não deve chover em Brasília, mas há chance de chuva em Goiânia! As últimas chuvas por lá ocorreram em abril. Pancadas de chuva com raios estão previstas para o centro-sul de GO.
Para o MT, a previsão é de pancadas de chuva com raios no sudeste do estado e mais generalizadas na porção norte.
Em MS, podem ocorrer pancadas de chuva no extremo norte do estado, mas em pequenas áreas.
No AM, alerta para temporais especialmente no sul e oeste do estado. Deve chover também no AC, RO e PA.
O Nordeste terá um sábado ensolarado, com muito calor. Poucas pancadas de chuva são esperadas pela costa leste, entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte.
Domingo com chance de chuva no DF, GO, MG e ES
No domingo, o deslocamento da frente fria para o sul da BA vai ajudar a formar nuvens de chuva na região de Brasília, no norte mineiro e no ES. O ar frio de origem polar que veio com esta frente fria já começa a se afastar do Brasil, o que vai facilitar a elevação da temperatura. Volta a esquentar no Sul, em MS, em MT e em SP.
Para o DF e GO, a previsão é de um domingo com calor, períodos com sol e pancadas de chuva, mas em poucas áreas. Pancadas de chuva são esperadas no norte e noroeste de MT, áreas próximas da divisa com o Pará e o Amazonas.
Para a região Sudeste, há previsão de chuva em todas as regiões do ES. O domingo será abafado em MG, com condições para pancadas de chuva isoladas em quase todas as regiões do estado. Há risco de raios.
O sol predomina no estado de São Paulo e volta a esquentar. A Grande SP e o Grande Rio têm um domingo com sol, algumas nuvens e temperatura em elevação. A tarde de domingo será bem mais quente do que a do sábado.
O sol e o tempo seco, sem chuva, predominam na região Sul. O dia amanhece com temperatura amena, mas a tarde será com calor.
Na região Norte, o domingo será com alerta para temporais no AM, no sudoeste do PA, no centro-norte de RO.
Na região Nordeste, chove no sul e no leste da BA, no litoral de SE, no litoral de AL e no leste de PE e da PB.