Chuva causa deslizamento de terra e bloqueia BR-376 no Paraná
Os acumulados já passam dos 100mm em grande parte do leste do estado. A tendência é de mais chuva e o risco de transtornos continua elevado
A influência dos ventos úmidos e frequentes vindos do oceano e o reforço de áreas de baixa pressão atmosférica em diversos níveis da atmosfera mantém nuvens muito carregadas sobre o estado do Paraná.
Toda essa configuração dos ventos provocou muita chuva desde a noite desta segunda-feira (28), se estendendo entre a madrugada e manhã desta terça-feira (29). Os acumulados em várias áreas já passaram de 100mm.
Posição dos sistemas pelo Brasil
O estado paranaense em alerta máximo para chuva volumosa e persistente! Os maiores acumulados acontecem entre Curitiba e o Litoral, mas a situação é de PERIGO para novos deslizamentos, já que o solo está totalmente encharcado.
Foto: deslizamento atingiu carros e interditou a BR-376. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Equipes de socorro continuam realizando buscas na serra de Guaratuba, BR 376 km 668 sentido Santa Catarina, local onde houve deslizamento de terra. O corpo de bombeiros decretou estado de emergência para a região.
A Defesa Civil do Paraná A Defesa Civil Estadual comunica que está trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros e demais órgãos na ocorrência em andamento na BR 376.
Confira abaixo os maiores acumulados das últimas 48 horas, segundo o Cemaden:
Campina Grande (PR) - 218.4mm
Antonina (PR) - 155.3mm
São José dos Pinhais (PR) - 139.3mm
Piraquara (PR) - 113.1mm
Curitiba (PR) - 102.8mm
A chuva continua entre esta terça e pelo menos até a noite de sexta-feira (02). O risco para transtornos segue elevado nestes próximos dias. A mesma condição vale para o leste de Santa Catarina, onde em várias cidades os acumulados já ultrapassaram os 100mm.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para as fortes chuvas e risco de alagamentos pontuais para os municípios de Alfredo Wagner, Balneário Camboriú, Blumenau, Bom Jardim da Serra, Campo Alegre, Canelinha, Capivari de Baixo, Chapadão do Lageado, Florianópolis e demais áreas da faixa leste do estado.
A tendência é de mais chuva no leste do Paraná e de Santa Catarina entre este fim de novembro e nos primeiros dias do mês de dezembro. As instabilidades começam a perder força apenas no fim de semana.