Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva dá uma pequena trégua no Rio Grande do Sul

Nuvens carregadas saíram do estado. Ciclone extratropical que se formou ontem se afasta no decorrer do dia. Chuva volta nesta quarta.

5 set 2023 - 05h08
Compartilhar
Exibir comentários

Após três dias de chuva muito volumosa, o Rio Grande do Sul tem uma pequena trégua nesta terça-feira. Um respiro, uma pausa na chuvarada para que as população possa avaliar melhor os danos causados pela chuva, enchente e ventania. 

Apesar da pausa na chuva, a preocupação com a elevação do nível dos rios na região dos Vales do Caí e Taquari é muito grande. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já emitiu alertas sobre o risco de inundações e enchentes. 

Com o afastamento da frente fria e do ciclone extratropical, as nuvens carregadas saíram do Sul do Brasil. O  sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas a Grande  Porto Alegre, o sol predomina no Planalto, a Serra e o litoral central e norte do estado ainda terão muitas nuvens. 

O ar frio de origem polar que se espalha hoje sobre o Rio Grande do Sul e causa queda da temperatura e deixa o dia frio, mesmo com a presença do sol

 

Foto: Climatempo

Chuva para e o sol reaparece no Rio Grande do Sul (Foto: Porto Alegre, por Vanessa Gehm)

 

Chuva de 1 mês em 3 dias

O volume de chuva que caiu sobre o centro e norte do Rio Grande do Sul entre os dias 1 e 4 de setembro de 2023 foi excepcionalmente elevado, superando os 200 mm em várias áreas. A média de chuva normal para todo o mês de setembro foi superada em várias localidades do estado.

Influência do El Niño é ainda mais marcante em setembro. Confira o comentário da meteorologista da Climatempo Cátia Valente, que atua junto  à Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que já alertava sobre o risco de eventos de chuva intensa desde o episódio de meados de junho de 2023

Maiores acumulados em 72 horas, entre aproximadamente 18h30 do dia 1/9 até 18h30 de 4/9, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

Passo Fundo: 305,2 mm (média 165,5 mm - choveu quase o dobro da média em 3 dias)

Vacaria: 278,8 mm (média 178 mm)

Água Santa: 270,2 mm (média 193 mm)

Ijuí/centro: 245,4 mm (média 184 mm)

Entre-Ijuís: 234,4 mm

Caxias do Sul: 192,2 mm (média 162 mm)

O mapa mostra a média de chuva normal no Sul do Brasil em setembro, com base no que ocorreu em 30 anos, entre 1991 a 2020, segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia.

Foto: Climatempo

Média de chuva de setembro no Sul do Brasil (1991-2020 - Inmet)

Chuva volta nesta quarta-feira

A trégua da chuva será realmente curta para os gaúchos. As pancadas de chuva voltam a ocorrer nesta quarta-feira por quase todo o estado, poupando a Serra, o Planalto e o extremo noroeste do estado, região de Frederico Westphalen. Algumas pancadas poderão ser fortes.

Mas a preocupação é com a chuva intensa que deve voltar a se espalhar sobre o Rio Grande do Sul na quinta-feira. Desta vez, a chuva mais volumosa e generalizada está sendo prevista para a o centro-sul gaúcho, mas as outras áreas do estado podem ter chuva forte. 

Na sexta-feira, com o avanço de uma nova frente fria, a chuva pode cair moderada a forte sobre grande parte do estado.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade