Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva de frente fria ajuda a diminuir focos de fogo em SP

Com 3175 focos, em 23 dias, SP registra o maior número de focos de fogo para agosto desde 1998, início da série de dados do monitoramento de queimadas do INPE.

24 ago 2024 - 18h39
Compartilhar
Exibir comentários

A frente fria que chegou ao estado de São Paulo no fim da tarde da sexta-feira, 23 de agosto, ajuda a diminuir focos de fogo sobre o estado e também a limpar o ar e a assentar a poeira neste fim de semana.]

Neste sábado, 24 de agosto, o áreas do interior paulista como Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Matão viram imagens assustadoras de grandes colunas de fogo e cortinas de poeira levantadas pelo vento forte.

Em 23 dias de agosto de 2024, o monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 3175 fogos de fogo no estado de São Paulo, que já é o maior número para agosto desde 1998, quando começaram as medições regulares.

Foto: Climatempo

Focos de fogo em SP 22-8-24 (Foto: NASA-satélite Terra-modis)

Foto: Climatempo

Fumaça no noroeste de SP 22-8-14 (detalhe)

Foto: Climatempo

Focos de fogo em SP 23-8-24 - NASA-satélite Aqua-modis

Foto: Climatempo

Focos de fogo em SP 24-8-24 - NASA-satélite Terra-modis

Uma frente fria começou a provocar chuva neste sábado,24, e até a noite, a chuva vai avançando em direção às regiões próximas a minas e ao Rio de Janeiro. 

A chuva vai cair também sobre áreas onde ainda temos muitos focos de fogo, como no norte/noroeste de SP. Porém, não se pode afirmar que essa chuva será suficiente para apagar completamente os focos de fogo, mas certamente vai ajudar diminuir.

Imagem das áreas de chuva (manchas coloridas) vistas pelos radares meteorológicos localizados em Bauru e em Presidente Prudente, às 14h22 de 24/8/24

Foto: Climatempo

Grandes áreas de chuva (manchas coloridas) sobre SP provocada pela chegada de uma frente fria

Previsão de mais chuva e frio para o domingo

Além disso, tem previsão de mais chuva para este domingo, que deve cair frequente em muitas áreas do estado. Só não tem expectativa de chuva para o extremo norte de São Paulo, áreas próximas da divisa com o Triângulo mineiro. 

Até a noite do domingo, 25 de agosto, há possibilidade de chuva moderada a forte nas áreas centrais, nordeste e leste do estado, abrangendo as regiões de Bauru, São Carlos, Campinas, a Grande SP, Sorocaba, Vale do Paraíba e Mantiqueira. A temperatura está em declínio em todo o estado.

Chuva e frio ajudam a reduzir focos de fogo

A quantidade de focos de fogo deve diminuir até a segunda-feira e a acentuada queda da temperatura provocada por esta frente fria vai ajudar a evitar novos focos por alguns dias.

Porém, a quantidade de focos de fogo poderá aumentar novamente a partir do fim da próxima pois não deve voltar a chover, pelo menos até o fim da primeira quinzena de setembro e o calor vai aumentar rapidamente.

Imagem das áreas de chuva (manchas coloridas) vistas pelos radares meteorológicos localizados em Bauru e em Presidente Prudente, às 14h22 de 24/8/24

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade