Chuva volumosa do Rio Grande do Norte ao litoral de Pernambuco
Aumento da precipitação do Rio Grande do Norte ao litoral de Pernambuco: Alerta para alagamentos e deslizamentos de terra.
Em 48 horas, entre às 15h05 do dia 13 e às 15h05 do dia 15 de junho de 2023 já foram registrados 154mm de chuva em Ipojuca, 102mm em Recife, ambos localizados na faixa leste de Pernambuco, e 87mm em Touros, que fica no Rio Grande do Norte, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Entretanto, vale reforçar que costuma chover bem nesta época do ano no leste do Nordeste, com uma média climatológica alta para a região. Para se ter uma ideia, em Recife chove em média 390,5mm em um mês de junho, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Foto de Natal, no Rio Grande do Norte. Fonte: Macelo Santos.
A tendência é que a chuva persista sobre o Rio Grande do Norte e no leste da Paraíba e de Pernambuco entre esta quinta-feira,15 de junho, e a próxima segunda-feira, 19 de junho, por influência da umidade constante que vem do mar e mais pelo calor e de instabilidades tropicais.
E há condições de instabilidades mais fortes e na forma de temporais, que causem grandes volumes de chuva durante esse período, com potencial para alagamentos e deslizamentos de terra, inclusive sobre as capitais: Natal, João Pessoa e Recife.
Destaca-se para a precipitação mais forte entre sexta e o domingo nessas áreas nordestinas. E segundo os modelos numéricos de previsão do tempo, estima-se que chova entre 50 a 200mm até a segunda-feira (19) no estado do Rio Grande do Norte e litoral paraibano e pernambucano.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 15/06/2023 e 19/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Acumulados de chuva previstos no Nordeste entre os dias 15/06/2023 e a manhã de 20/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 10km de resolução.
Atenção que no final de semana, em especial no domingo (18), e na segunda(19) e terça-feira (20) a chuva também ganha força pelo sul e litoral baiano, inclusive em Salvador, com risco para temporais e alagamentos. E neste caso, o principal sistema que ajudará nessa intensificação das instabilidades é a passagem de uma frente fria, que tenderá a ficar estacionada na costa norte da Bahia ainda no início da semana que vem.