Ciclone extratropical se forma no Atlântico e deve trazer temporais ao RS
À medida que o sistema avança, há risco de rajadas de vento acima de 100 km/h, além de alta incidência de raios e granizo em diversas regiões
Um sistema de baixa pressão avança sobre o Rio Grande do Sul e dará origem a um ciclone extratropical no Atlântico, provocando chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo entre quinta-feira (27) e sábado (29).
A formação do ciclone será acompanhada por instabilidade severa já na madrugada de quinta-feira, com chuvas irregulares, mas com possibilidade de acumulados expressivos de 50 mm a 100 mm, especialmente na Metade Oeste do estado.
À medida que o sistema avança, há risco de rajadas de vento acima de 100 km/h, além de alta incidência de raios e granizo em diversas regiões. O ciclone deverá estar configurado entre sexta-feira e sábado, com uma pressão central estimada em 995 hPa ao sudeste do RS.
Mesmo com o afastamento do fenômeno para alto-mar, os efeitos ainda serão sentidos no estado, principalmente na Campanha e Zona Sul, onde novos temporais são esperados. Os modelos meteorológicos indicam uma segunda onda de tempestades isoladas, com ventos fortes e granizo, principalmente em áreas próximas à fronteira com a Argentina.
A previsão aponta para melhora gradual do tempo a partir de sábado, com o retorno do sol e temperaturas em elevação, especialmente no norte do RS. No entanto, ventos moderados ainda podem persistir devido à influência do sistema no oceano.