Ciclone extratropical voltará a atingir Sul do País; veja previsão
As defesas civis do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já emitiram alertas à população por causa da previsão de fortes chuvas
O Rio Grande do Sul receberá grandes volumes de chuvas nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Neste sábado, 8, inclusive, a frente fria poderá formar um ciclone extratropical entre o estado gaúcho e Santa Catarina.
De acordo com o instituto, uma frente fria está avançando pelo Oceano Atlântico. Nesta sexta-feira, 7, a chuva se espalha por todo o Rio Grande do Sul e começa a atingir áreas do sul de Santa de Catarina.
No sábado, porém, há a previsão de que vai se configurar um ciclone extratropoical no litoral entre estes dois estados. O ciclone deve intensificar as chuvas na região e provocar fortes rajadas de vento em toda a faixa leste da Região Sul. No litoral gaúcho, as rajadas podem chegar a 70 km/h.
Para este dia, a previsão é de que o volume de chuva, no leste e litoral gaúcho, superem os 70 mm em 24h, podendo ainda, de forma pontual, chegar aos 100 mm. As defesas civis do RS e de SC já emitiram alertas à população por causa da previsão de fortes chuvas.
Nestes mesmos estados, em junho, um ciclone extratropical deixou ao menos 13 mortos.
Ainda segundo o Inmet, este ciclone extratropical estará associado a uma nova frente fria, que terá rápido deslocamento por áreas da Região Sul.
No domingo, 9, ela vai atuar sobre o mar, na altura da Região Sudeste. Neste dia, a chuva tende a ficar concentrada, principalmente, entre Santa Catarina, Paraná e o sul e leste de São Paulo, mas em menores volumes.