Clima: nova frente fria no Sul e ar seco ainda predomina no Brasil
Frente fria se forma no Sul do Brasil e Região permanece com muitas nuvens e chuva
Nesta quarta-feira, uma frente fria se afasta para alto-mar, na costa do ES. Enquanto isso, outra frente fria se forma entre o Sul do BR e o Paraguai, que espalha nuvens de chuva sobre a Região Sul; mas a maior parte do país ainda é dominado pelo ar seco, que inibe a ocorrência de chuva.
Nuvens carregadas crescem na região norte por causa do calor e da umidade do ar elevada. Outras nuvens de chuva crescem na costa leste do Nordeste onde também te grande concentração de ar úmido.
Região Sul
A formação de uma nova frente fria entre o Sul do Brasil e o Paraguai espalha nuvens carregadas sobre os três estados da Região Sul. No norte do Paraná, a nebulosidade aumenta, mas ainda não deve chover. O centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul passam o dia com o períodos de sol e muita nebulosidade, mas também sem chuva.
A região central do Rio Grande do Sul pode ter chuviscos. Já o litoral, a Grande Porto Alegre e o norte gaúcho, a região oeste, o centro e o sul de Santa Catarina e também a região de Foz do Iguaçu, no Paraná, ficam com predomínio de céu nublado e várias pancadas de chuva ocorrem ao longo do dia. Há risco de chuva forte em todas essas regiões.
Na grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e na maioria das áreas do Paraná, o sol até aparece nesta quarta-feira, mas também ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia.
O tempo fica chuvoso na região de Porto Alegre, mas a chuva acontece com períodos de sol. A temperatura fica amena nesta quarta-feira em praticamente toda a Região Sul
Região Sudeste e Região Centro-Oeste
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o sol forte, o calor e o tempo seco ainda predominam nesta quarta-feira. A recente passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste provoca chuva isolada e fraca no litoral norte do estado do Rio de Janeiro e no litoral do Espírito Santo. A grande São Paulo pode amanhecer com muitas nuvens, mas o sol aparece ainda pela manhã e a tarde será quente, depois de um dia frio.
Na região da cidade do Rio de Janeiro, pode haver nevoeiro no começo da manhã desta quarta-feira, mas o sol predomina ao longo do dia e volta a esquentar.
Na região Centro-Oeste, a temperatura fica amena apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul, que ainda tem um pouco de ar frio e permanece com muitas nuvens, mas não há previsão de chuva.
Região Nordeste
O ar seco e quente predomina sobre a região Nordeste do Brasil nesta quarta-feira. Por isso quase toda a região tem um dia com bastante sol, baixa umidade do ar e sem condições para a chuva.
Mas nas áreas próximas ao litoral, as nuvens carregadas continuam se formando. Pancadas de chuva fracas a moderadas podem ocorrer em toda a faixa litorânea do Nordeste, mas sempre com a presença do sol. A chuva deve ser mais frequente do litoral de Sergipe até Pernambuco. O litoral do Maranhão também pode ter pancadas de chuva moderadas. O norte do Piauí e o norte do Ceará podem ter chuva isolada e fraca.
Região Norte
Uma mudança na circulação de ventos espalha um pouco mais o ar úmido pelo Norte do Brasil. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer nesta quarta-feira na maioria das áreas do Amazonas, em Roraima, no Amapá, no centro-norte do Pará e no centro-oeste do Acre.
No sudeste do Amazonas, no centro, sul e leste do Pará e no Tocantins, o sol forte e o tempo seco ainda predominam. Os níveis de umidade do ar podem ficar entre 20 e 30% nas horas mais quentes do dia.