Com 41°C, Cuiabá registra novo recorde de calor
A nova onda de calor que se estabelece sobre o país nos próximos dias vai manter as temperaturas elevadas e novos recortes de calor poderão ser observados.
Cuiabá registrou 41,0°C de temperatura máxima nesta quinta-feira, 15 de agosto, marca representa o novo recorde de calor para 2024 na capital de Mato Grosso, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia.
Esta foi a tarde mais quente em Cuiabá desde o dia 30 de novembro de 2023, quando a temperatura chegou aos 41,2°C. Em agosto de 2023, quando o Brasil viveu uma onda de calor, a temperatura em Cuiabá atingiu ou superou a marca dos 40°C em 5 dias e ficou abaixo dos 38°C em apenas 8 dias.
Cuiabá se tornou a segunda capital brasileira a registrar temperatura igual ou superior a 40°C. Até o momento, a maior temperatura máxima entre as capitais brasileiras é de 42,6°C, observada em Boa Vista, capital de Roraima, em 4 de fevereiro de 2024.
Calor e sol forte predominam no Brasil nos próximos dias (Foto: Getty Images)
Mais calor e recordes em capitais à vista
Com o afastamento do ar polar intenso do Brasil e o sol forte predominando, o ar naturalmente se aquece e as temperaturas sobem. A nova onda de calor que se estabelece sobre o país nos próximos dias vai manter as temperaturas elevadas e novos recortes de calor poderão ser observados em algumas capitais.
Até o começo da próxima semana, recordes de calor poderão ocorrer em Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Teresina. Há possibilidade de recordes também em Rio Branco e em Porto Velho.
Além do aumento do calor, o Brasil vai experimentar dias muito secos, com níveis de umidade no ar abaixo dos 20% e vários estados.