Dezembro começa com calor e temporais em São Paulo
Alerta máximo para trovoadas, chuva forte, ventanias e potencial de enchentes e alagamentos.
Foto de Aline Tochio, Itapecerica da Serra-SP.
Novembro terminou com chuva forte, volumosa e temporais em São Paulo e as tardes deste início de dezembro não tem sido diferente. De estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cidade de São Paulo, registrou 178,4mm de chuva em novembro de 2022. Ficando 24,0% acima da sua média, que é de 143,90mm. Este é o maior acumulado de chuva em novembro desde 2015, quando acumulou 253,0mm em novembro. De acordo com a estação convencional do INMET, novembro de 2022 também registra o maior volume de chuva em novembro desde 2015, com seus 181,6mm neste mês.
Temporais se formam na Região Metropolitana de São Paulo. Foto: Aline Tochio.
O primeiro final de semana de dezembro continua sendo marcado por uma característica bem típica da estação: sol, calor, tempo abafado e pancadas de chuva com forte intensidade, acompanhada de trovoadas e ventania de tarde.
Temporais continuam neste final de semana
Durante esse final de semana, o sol continuará predominando entre poucas nuvens, a temperatura fica em torno de 30°C, porém a soma do calor com a umidade proveniente do oceano e/ou Amazônia criará condições para pancadas de chuva generalizadas, com momentos de tempestade e acumulados expressivos principalmente no leste, sul e centro do Estado, com maior destaque para a Região do Vale do Ribeira e Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista.
Como o solo já se encontra encharcado, recomenda-se que as pessoas mantenham atenção em áreas mais vulneráveis, pois haverá risco para transtornos, como desabamentos, deslizamentos, enchentes e alagamentos. Mesmo com todo esse cenário, não há expectativa para queda da temperatura. Há risco para rajadas de vento de 50 a 70km/h, além de raios e possibilidade para queda de granizo em todas as regiões do estado de São Paulo.
Chuva se concentra de tarde, grande potencial de temporais. Foto: Aline Tochio.
É apenas na terça-feira (06) que a temperatura diminui um pouco na cidade, isso porque a chuva vem mais cedo, desde o período da manhã e se estende ao longo de todo o dia, mesmo assim, não há previsão de frio.