Fevereiro teve o menor volume de chuva em 9 anos em BH
Confira abaixo quando volta a chover na capital mineira.
Foto: Getty Images.
Depois de um início de verão chuvoso, fevereiro foi marcado por muito calor e pouca chuva na capital mineira.
Belo Horizonte relatou o fevereiro com o menor volume de chuva em 9 anos, desde os 22,9mm em fevereiro de 2014, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Neste fevereiro de 2023, com seus 116,3mm, a capital mineira tem 34,6% de chuva abaixo da média, que é de 177,7mm.
O veranico que atinge a cidade de Belo Horizonte também provoca dias quentes e com temperaturas acima da média. No entanto, esses dias céu claro e sem chuva tem os dias contados, isso porque novas áreas de instabilidade especialmente nas camadas mais altas da atmosfera voltam a atingir a região de Belo Horizonte já a partir do começo da próxima semana.
Foto: Getty Images.
As chuvas vem em forma de pancadas de verão, já retornam à cidade com risco de temporais, já que novas áreas de instabilidade em alta atmosfera proporcionam a formação das nuvens de chuva. Inclusive associados ao aumento da chuva, ventos moderados e trovoadas também acontecem no momento dos temporais.
Portanto, o aumento da umidade juntamente ao calor que continua na cidade geram condições de pancadas de verão ao longo dos próximos dias.
Tempo mais encoberto e o aumento da precipitação são previstos próximo à virada de quinzena, onde a possível formação de um corredor de umidade direciona chuvas mais volumosas e mais persistentes as áreas centrais do estado de Minas Gerais. Neste mesmo período, em média de 14 a 18 de março, as temperaturas máximas também vão diminuir na cidade, oscilando de 26 a 28°C.