PUBLICIDADE

Forte frente fria entra no Sul, mas calor predomina nesta sexta

Por enquanto, queda da temperatura ocorre só na Região Sul. Calor e ar seco ainda predominam no país.

28 jun 2024 - 01h39
Compartilhar
Exibir comentários

O grande destaque desta sexta-feira é o rápido deslocamento de uma forte frente fria,  que vem trazendo uma intensa e grande massa de ar frio de origem polar. Este ar gelado vai se espalhar pelo Brasil no último fim de semana de junho e derrubar a temperatura. O frio será intenso. 

Fortes geadas e temperaturas negativas devem ser observadas nos três estados da Região Sul do Brasil no fim de semana.

Esta frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira e até à noite chega ao sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Mas o ar seco e quente ainda predomina sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e também no interior do Nordeste e na porção sul da Região Norte.

O ar úmido e as condições para a chuva continuam concentrados no litoral do Nordeste e no extremo norte do Brasil.

Confira a previsão do tempo para todo o Brasil, na última sexta-feira de junho de 2024.

Foto: Climatempo

Grande frente fria avança sobre o Brasil (Foto: Getty Imagens)

Região Sul

Uma grande frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira provocando principalmente muita nebulosidade. Há previsão de chuva mas que em geral não vai causar transtornos. 

A chuva deve ser moderada forte com raios no centro e oeste de Santa Catarina. Na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e também no Planalto, no norte gaúcho, a sexta-feira será com predomínio de céu nublado e previsão de chuva moderada. 

A Grande Porto Alegre e o centro-oeste do Rio Grande do Sul também vão ficar com céu nublado mas só deve chuviscar. 

No sul do Rio Grande do Sul, no Vale do Itajaí,  no sul e sudoeste do Paraná, essa sexta-feira será com períodos de sol e muita nebulosidade. Em Curitiba e nas outras áreas do Paraná, o sol vai aparecer em grande parte do dia com algumas nuvens, mas não tem previsão de chuva. 

Uma forte massa de ar frio polar começa a entrar na Região Sul e a população do Rio Grande do Sul vai sentir frio o dia todo. Em Santa Catarina e no Paraná a queda de temperatura acontece principalmente no final da tarde e à noite.

O fim de semana será com frio intenso no Sul do Brasil com previsão de geada nos três estados. No domingo, a temperatura pode chegar a 8°C abaixo de zero nas áreas mais elevadas da serra de Santa Catarina.

Regiões Sudeste e Centro-Oeste

O ar seco e quente ainda predomina sobre o Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil nesta sexta-feira.  A maioria das áreas das duas regiões vão continuar com muito sol e calorão. Nas horas mais quentes do dia, os níveis de umidade do ar ficam baixos, variando de 20 a 30% na maioria das áreas dessas regiões.

Mas uma grande frente fria avança sobre o Sul do Brasil e vai chegar à noite no sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. A nebulosidade pode aumentar nesses dois estados, mas não tem previsão de chuva por enquanto. Mas atenção porque há a possibilidade de algumas rajadas de vento com até 50 km/h.

Pancadas de chuva de fraca intensidade estão previstas para o litoral do Espírito Santo.

Aviso de ressaca

A Marinha do Brasil alerta para ressaca entre a região de Ilhabela,  no até  Arraial do Cabo no litoral do Rio de Janeiro.  As ondas podem chegar aos 2,5 metros

Região Nordeste

O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste do Brasil e por isso quase toda a Região continua com muito sol e sem condições para chuva nesta sexta-feira.

Os níveis de umidade no ar devem ficar entre 20% e 30%, nas horas mais quentes do dia, no centro-oeste e norte da Bahia, no centro-sul do Piauí e do Maranhão.

Algumas pancadas de chuva podem acontecer de forma rápida na faixa litorânea do Rio Grande do Norte até Sergipe. Pancadas de chuva também são esperadas em Teresina e no norte do Piauí, no centro Norte do Maranhão.

Região Norte

A maioria das áreas da Região Norte do Brasil passa essa sexta-feira com sol forte, muito calor e sem condições para chuva. Nas horas mais quentes do dia, os níveis de umidade do ar devem ficar entre 21% e 30% no Tocantins, no sul e leste do Pará e também na região de Rondônia.

A sexta-feira de alerta para temporais no estado de Roraima. No Amapá, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes.

No norte do Amazonas e no norte do Pará, também vão ocorrer pancadas de chuva, mas com a presença do sol o dia todo. Essas pancadas devem ser isoladas.

Alerta de friagem

A população do Acre e de Rondônia deve ficar atenta com a friagem no fim de semana. Uma brusca queda de temperatura é esperada para o próximo domingo, por causa da chegada de ar frio de origem polar.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade