Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Forte massa de ar polar causa recordes de frio em capitais

A forte massa de ar frio que chegou ao Brasil esta semana vem causando acentuada queda da temperatura nos estados do Sul, do Sudeste e no Centro-Oeste .

13 ago 2024 - 18h52
Compartilhar
Exibir comentários

A forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil esta semana vem causando acentuada queda da temperatura nos estados do Sul,  do Sudeste e também do Centro-Oeste do Brasil.

A madrugada desta terça-feira, 13 de agosto, foi a mais fria do ano de 2024 até agora em várias capitais brasileiras. A possibilidade de recordes de baixas temperaturas durante a passagem desta massa de ar polar já havia sido indicada na previsão da Climatempo.

Confira os recordes de frio em capitais brasileiras que foram observados na madrugada e ao amanhecer de 13 de agosto de 2024.  Os dados são do Instituto Nacional de meteorologia.

Foto: Climatempo

Curitiba deve ser a capital mais fria do Brasil  nesta quarta-feira 14 de agosto (Foto: Getty Imagens)

Curitiba

Na capital paranaense, Curitiba, os termômetros despencaram para 1,3°C, estabelecendo o novo recorde de frio para 2024, conforme medido pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O recorde anterior, de 1,7°C, havia sido registrado em 30 de junho.

A previsão é de 1°C para esta quarta-feira a previsão é de 1°C e um novo recorde poderá ocorrer.

Goiânia

Goiânia, que já havia registrado um recorde de frio no dia anterior, quebrou mais uma vez sua marca. A mínima nesta terça-feira, 13 de agosto, foi de 9,2°C, superando o recorde de 11,6°C registrado em 12 de agosto. O frio intenso continua a surpreender na capital goiana, onde temperaturas tão baixas são raras.

Florianópolis

Em Florianópolis, a mínima registrada na estação automática do INMET foi de 5,5°C, superando o recorde anterior de 6,4°C, ocorrido em 1º de julho. A capital catarinense, conhecida por seus invernos amenos, também sentiu os efeitos da forte massa de ar polar.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a temperatura mínima caiu para 8,3°C, estabelecendo um novo recorde para 2024. O recorde anterior de 10,2°C havia sido registrado recentemente, em 11 de agosto. A cidade, que geralmente desfruta de um clima mais ameno, experimentou uma manhã excepcionalmente fria.

Há possibilidade de novo recorde de frio nesta quarta-feira com mínima prevista de 8°C.

Brasília

A capital federal igualou seu recorde de frio para 2024. A mínima registrada nesta terça foi de 10,0°C, a mesma registrada no dia 26 de julho, conforme dados do INMET. Embora não tenha estabelecido um novo recorde, o frio intenso continua a marcar o inverno na cidade.

O aumento da nebulosidade sobre a região de Brasília vai elevar a temperatura na próxima madrugada e não há chance de novo recorde.

Belo Horizonte

Apesar das baixas temperaturas na Região Sudeste, Belo Horizonte não quebrou seu recorde de frio nesta terça-feira. O recorde oficial de 2024 continua sendo 13°C, registrado no domingo passado, 11 de agosto, na estação meteorológica de Santo Agostinho, onde o INMET realiza medições desde 1910.

A capital mineira poderá esfriar mais nesta quarta-feira e há chance de novo recorde de frio.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade