Frente fria derruba temperaturas em São Paulo durante a semana; confira previsão
Até a próxima sexta-feira, 16, São Paulo deve registrar máxima de até 22ºC
Uma frente fria deve fazer as temperaturas despencarem em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12, depois de um fim de semana de muito calor. Os termômetros devem marcar, até sexta-feira, 16, máxima de até 22ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Sudeste, todas as capitais terão dias mais frios. Em São Paulo, as temperaturas que variam entre 20ºC e 31ºC devem cair para entre 19ºC e 22ºC até o fim desta semana. É esperada chuva com acumulado de até 25mm, principalmente na terça-feira, 13.
No Rio de Janeiro, os termômetros marcam mínima de 22ºC e máxima de 36ºC nesta segunda-feira, mas devem oscilar de 23ºC a 27ºC até o fim da semana. São esperados 15mm de chuva acumulada e o tempo volta a ficar firme na quarta-feira, 14.
A previsão também aponta bastante chuva em Belo Horizonte e Vitória, com volumes maiores na quarta-feira, 14. Em Vitória, a máxima cai de 33ºC, nesta segunda, para 23ºC no decorrer da semana. Na capital mineira, os termômetros podem registrar a mínima de 17ºC.
Norte e Nordeste
No Norte e no Nordeste, a previsão é de tempo estável, com chuva intensa na região de Matopiba, que abrange o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O acumulado deve ficar acima de 50mm no Tocantins, oeste do Acre e centro-sul do Pará. Nas outras áreas, as chuvas devem chegar a 30mm. Palmas pode ter 80mm de chuva até o fim de semana. As temperaturas ficam estáveis nas capitais do Norte, entre 24ºC e 34ºC.
Nas capitais do Nordeste, o sol predomina, com pouca possibilidade de chuva. O tempo fica chuvoso apenas na terça-feira, 13, em Fortaleza e Natal, com volume próximo de 10 mm. Nas demais áreas da região, a precipitação se concentra em partes do Maranhão, Piauí e Bahia, onde o acumulado deve ultrapassar 50 mm.
Assim como no Norte, os termômetros não devem passar por grandes variações ao longo da semana. As temperaturas variam entre 24ºC e 30ºC, com destaque para São Luís, com pico de 34ºC amanhã. A única exceção é Teresina: na capital do Piauí, o calor aperta com máximas entre 36ºC e 38ºC até sexta.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, grandes volumes de chuva são esperados, cerca de 80mm, ao longo desta semana. Os maiores acumulados devem ser registrados em Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso, com até 80mm de chuva, principalmente em Goiânia e Cuiabá.
Brasília e Goiânia terão oscilação de temperaturas, que ficam entre 19ºC e 28ºC. Cuiabá e Campo Grande terão calor, com termômetros marcando de 24ºC a 34ºC.
Sul
Outras capitais também terão variação nas temperaturas nesta semana. Curitiba e Florianópolis terão temperaturas altas e baixas intercaladas, com termômetros marcando mínima de 14ºC e máxima de 24ºC. Em Porto Alegre, haverá grande variação térmica, de acordo com a previsão do tempo, com variação de 17ºC a 33ºC.
A chuva será fraca no Sul, com previsão de acumulados de até 30mm e áreas do Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o acumulado chega apenas a 20mm.
*Com informações do Climatempo e Inmet.